Governo do RN abre consulta popular online e inicia visitas municipais para construção do PPA

0
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, na abertura da consulta popular online para elaboração do Plano Plurianual 2020-2023. - Foto: Divulgação

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra anunciou hoje, dia (3) de junho, a abertura da consulta popular online para elaboração do Plano Plurianual 2020-2023. O cidadão de qualquer lugar pode participar da construção das políticas públicas da gestão estadual pelos próximos quatro anos. Para isso, basta clicar AQUI e definir a prioridade para sua região. O lançamento aconteceu na Escola de Governo (Centro Administrativo).

Além da consulta online (disponível nos sites da Seplan e do Governo do Estado até (30) de junho), nesta terça-feira, dia (4) de junho, uma comitiva do Governo do Estado percorrerá, em um micro-ônibus, dez territórios polos do Estado para ouvir as demandas da população e das entidades representativas da sociedade civil. A primeira cidade do roteiro será Canguaretama (região Agreste e Litoral Sul).

“Chamar a sociedade a participar do PPA reafirma nosso compromisso em uma gestão popular, eficiente e transparente, pactuada com a interiorização e com foco em resultados que tragam dignidade para o povo do Rio Grande do Norte”, discursou a governadora para um auditório lotado, com representantes de federações patronais, sindicatos, parlamentares, gestores, técnicos dos órgãos estaduais e imprensa.

Para o titular da pasta estadual de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire, quando há poucos recursos se torna mais importante definir para quem o Estado vai governar, em quais áreas setoriais e territoriais, numa construção baseada na ética e na integração regional. “É também um compromisso de campanha da governadora em administrar com foco na justiça social”, complementou o secretário.

O secretário estadual de Gestão e Articulação Institucional, Fernando Mineiro, ressaltou que o PPA será construído de forma realista, “sem um território de desejos” impossível de se concretizar em razão da escassez financeira do Estado. “Também eliminaremos pontualidades, problemas miúdos para focar nas questões mais fundamentais para ao RN”, concluiu.

O coordenador de Planejamento, Acompanhamento e Controle da Seplan, Américo Maia enalteceu o trabalho já realizado na construção desse PPA, conduzido por técnicos da Seplan, coordenado pelo secretário adjunto George Câmara e Fernando Mineiro, gerando uma economia de R$ 850 mil se comparado ao processo anterior, realizado por uma empresa de consultoria contratada.

Até o momento foram capacitados 90 técnicos estaduais, 397 representantes de entidades da sociedade, 87 representantes municipais e 49 servidores da administração direta e indireta.

Após Canguaretama, o Governo visitará São Paulo do Potengi (dia 6, Região Potengi), João Câmara (dia 7, Mato Grande), Pau dos Ferros (dia 11, Alto Oeste), Apodi (dia 12, Sertão do Apodi), Mossoró (dia 13, Açu/Mossoró), Lajes (dia 14, Sertão Central, Cabugi e Litoral Norte), Santa Cruz (dia 18, Trairi), Caicó (dia 19, Seridó) e, por último, em Natal (dia 26, Terra Potiguaras).

Gestores e representantes municipais que quiserem mais detalhes dessas consultas populares podem ligar para 9.99299764 (George Câmara) ou 9.96615465 (Américo Maia), ou enviar e-mail para coplacseplan@gmail.com O Governo tem até (31) de agosto para construir esse Plano e entregar à apreciação na Assembleia Legislativa. A Seplan e a Segai coordenam a elaboração do PPA.

Ascom Seplan RN

 

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here