Casa da Moeda Real Canadense lança moeda de prata em homenagem lenda da aviação Billy Bishop

0
imagem divulgacao

Neste mês, a Casa da Moeda Canadense conta uma história de valor em combate, com um tributo ao ás da aviação canadense da Primeira Guerra Mundial Billy Bishop. Essa moeda de prata fina mantém, com orgulho, a tradição da Casa da Moeda de preservar a memória dos homens e mulheres heroicos da história militar do Canadá

A Casa da Moeda abre mais um capítulo na história, com a primeira de uma série de moedas de 2019, celebrando o 100º aniversário da CN Rail: uma moeda de ouro puro de $ 200 criada pelo artista Tony Bianco. Seu reverso traz três locomotivas, simbolizando períodos distintos dos primeiros 100 anos da ferrovia. Um aro circular de trilhos emoldura o design com um mapa do Canadá, que a CN estendeu de costa a costa, exercendo um papel fundamental no desenvolvimento do país.

Peças pouco conhecidas do passado numismático do Canadá também ganharam nova vida no conjunto de 2 moedas de prata fina de 2019 – Folclore da Casa da Moeda Real Canadense: de Volta ao Conceito (Royal Canadian Mint Lore: Back to Concept). Consistindo de um impressionante par de moedas de prata de 2 onças, esse conjunto captura o trabalho artístico original proposto pelo artista Emanuel Hahn, para o lançamento do dólar de prata “Voyageur” e da moeda em circulação de 25 centavos “Caribou”, do Canadá, há mais de 80 anos. Pode ser surpreendente para alguns descobrir que a moeda de 25 centavos poderia ter incluído uma gravação da constelação Ursa Maior (Big Dipper), flutuando sobre a imagem de nosso bem conhecido caribu (caribou).

Sobre Billy Bishop

Nascido há 125 anos, o talentoso aviador de Owen Sound, Ontário, registrou 72 vitórias confirmadas, como piloto de combate da Royal Flying Corps na Primeira Guerra Mundial. Ele foi condecorado com a medalha Cruz Vitória (Victoria Cross) por um ataque solitário a

divulgacao

um campo de aviação alemão próximo de Cambrai, França, em 2 de junho de 1917. Sua fama aumentou ainda mais quando lhe foi atribuída a façanha de derrubar o famoso Baron Manfred von Richthofen, conhecido como Barão Vermelho. O comandante de esquadrão Bishop é lembrado em um retrato colorido gravado do famoso piloto e sua aeronave, um Nieuport 17, que ele chamava afetuosamente de “Little Daisy” (“Pequena Margarida“). Essa moeda e muitas outras novas e empolgantes lembranças já estão disponíveis para compra.

Em homenagem aos canadenses de origem islandesa ou escandinava, especialmente bem representados na província de Manitoba, a Casa da Moeda está lançando uma nova série de três moedas de prata fina, seletivamente folheadas a ouro, celebrando deuses nórdicos (Norse Gods). A primeira dessas moedas, criadas por Alexandra Lefort, traz Thor, o deus nórdico do trovão (Thor, the Norse God of Thunder). Seu famoso martelo, bem como seu cinto e luvas de ferro são banhados a ouro. Duas outras figuras lendárias da mitologia nórdica serão exibidas em 2019.

Sobre a Casa da Moeda Real Canadense

A Casa da Moeda Real Canadense (Royal Canadian Mint) é a corporação da Coroa responsável pela cunhagem e distribuição das moedas em circulação no Canadá. A Casa da Moeda é reconhecida como uma das maiores e mais versáteis casas da moeda no mundo, oferecendo uma grande variedade de produtos de cunhagem especializada, de alta qualidade e de serviços relacionados, em escala internacional. Para obter mais informações sobre a Casa da Moeda, seus produtos e serviços, visite www.mint.ca.