Por Elba Gomes

Para todos os pais que leem para seus filhos; e também para os que não leem.  E para todos os professores que leem com seus alunos. Para você que é criança; e para você que é adulto.

Nossa dica de hoje é um livro especial, lindo, poético para ser lido por pré-adolescentes, pais e professores.  E por você também, porque todo mundo  deveria se inteirar sobre o que se passa na cabeça de quem está crescendo.

As meninas parecem sofrer mais com os efeitos dessa difícil e complicada fase da vida, mas, invariavelmente, os meninos também passam por mudanças incompreensíveis para eles.

A quase adolescência vem acompanhada de sonhos e medos. E essa mistura de desejos e sentimentos povoa a cabeça de Isabela, a personagem do livro. Se ela pudesse escolher, certamente gostaria de escolher sonhar com coisas bonitas, maravilhosas. Mas, não é isso o que acontece. Isabela só consegue sonhar com espelhos.

asd

Segundo autor, Leo Cunha, o problema não está nos espelhos, mas no que a menina vê refletido nos espelhos: e não era nada animador: “Alta demais pra sua idade. Magra demais pras minissaias. Olhos arregalados, nariz arrebitado, boca meio esquisita”

Apavorada com aquela situação, Isabela, certa noite, resolve “chamar o sonho pra dança, chamou pra uma conversa”. Depois de se acertar com o “sonho”, este propõe a Isabela três desafios. Se ela conseguir vencê-los, poderá ter bons sonhos.

Conseguirá a personagem vencer esses desafios e ter belos sonhos?

Por certo, o autor pretenda dizer às crianças e aos adultos que o sonho faz parte da vida e que não se deve nunca deixar de sonhar.

asdfg

Leo Cunha vale-se de uma prosa poética, com rimas sutis compondo a melodia da narrativa. É como se ela embalasse nossos melhores sonhos.

“Mas sonho ninguém combina. As noites de Isabela seguiam outro roteiro, serviam outra rotina. A lua acordava e dormia, ficava redonda e vazia, mas o sonho de Isabela não mudava a fantasia.”

Acompanhando o ritmo do autor, a ilustradora apreende, com mestria,  toda a poesia que envolve a história, utilizando cores suaves, captando, dessa forma, toda a mensagem poética que o livro encerra.

asdfgh

Uma Aventura no Sonho
Escritor: Leo Cunha
Ilustradora: Martina Schreiner
Editora: Edelbra

 

 

 

 

 

Artigo anteriorCinespaço tem vendas antecipadas para “Os Vingadores”
Próximo artigoBrasil no mercado internacional de destinos LGBT
Elba Gomes
Nasceu em Pilões, na Paraíba. Graduada em Letras Clássicas e Modernas pela UnB, fez mestrado em Educação. É professora, educadora e especialista em Avaliação da Educação Básica - Prova Brasil – Língua Portuguesa. Começou como professora aos 16 anos de idade. A leitura foi sua vocação primeira. É escritora de livros infantis, com o pseudônimo de Elba GGomes e tem mais de quinze livros publicados. Participa de eventos para o desenvolvimento do processo de leitura e escrita, mediação de leitura e formação de professores na área de avaliação da educação básica. Escreve o blog: www.1blogdeleitura.blogspot.com.br. A escritora estará neste site, toda segunda-feira, escrevendo crônicas (A crônica de todos nós), tecendo comentários sobre livros infantis (De olho nos livros) e escrevendo ou publicando poemas de outros autores (Todo dia tem poesia).