Turismo da Paraíba ganha com transferência da sede da FBrN para Tambaba

0
Praia de Tambaba, Costa do Conde, Litoral Sul da Paraíba - Foto: O Concierge

por Alessandra Lontra

O Anuncio foi feito no 7º Encontro Norte-Nordeste de Naturismo, que aconteceu de (15) a (18) de novembro na Ecovila da Mata em Massarandupió, Entre Rios (BA), e foi promovido pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN)

A mudança de endereço para Paraíba, se deu ao fato da FBrN ter recebido uma área privada na Praia de Tambaba, com o intuito de construir a sede da entidade. A FBrN, por meio do presidente eleito, Pedro Ricardo Ribeiro,  é a única entidade brasileira que representa oficialmente no Brasil a Federação Internacional de Naturismo (FIN), portanto como afiliada da FBrN, tem poderes para credenciar legalmente qualquer grupo ou área do Brasil.

A sessão foi dirigida por Pedro Ribeiro e teve a participação do secretário Executivo do Turismo do Estado da Paraíba, Ivan Burity. A atual sede social da FBrN fica no Paraíso da Tartaruga, Praia do Pinho, no município de Camboriú (SC) e a sede administrativa, conforme o estatuto, no município de domicílio do presidente, atualmente no Rio de Janeiro(RJ).

Com a regulamentação e o ordenamento, as portas da Paraíba se abrirão para o turismo de naturistas do mundo inteiro, representando ganho para o setor e para o município de Conde. Com o ordenamento completo finalizado, a expectativa é de que Tambaba seja conhecida mundialmente como a primeira praia do Hemisfério Sul para a prática do Naturismo.

Durante o encontro, ainda aconteceram diversas atividades programadas como palestras, vivências, plenárias, visitações, atividades recreativas e culturais.

Regulamentação de Tambaba como praia de naturismo

Vocacionada para a prática do naturismo, a praia de Tambaba só começou de fato a se materializar a partir da conclusão do Plano de Manejo da área, da doação da área privada para FBrN, da criação do Conselho Gestor e agora veio a coroar todo o trabalho que vem sendo feito com o anuncio da transferência da Sede da Federação para Tambaba.

Segundo a FBrN, existem 70 milhões de adeptos do naturismo no mundo. A Europa pratica o naturismo de forma ordenada. Cerca de 50% da população europeia adota a filosofia naturista. Tambaba está localizada no hemisfério Sul onde o verão se desencontra com o verão europeu. Uma feliz coincidência para a Paraíba que deve atrair naturistas europeus, que já conhecem Tambaba como um ícone do marketing turístico brasileiro.

Sobre a Ecovila da Mata e Ecoparque da Mata

Empreendimento privado e pioneiro no Nordeste Brasileiro que oferece, num mesmo lugar, moradia e lazer, vocacionado para os adeptos do naturismo e dos que gostam da natureza. Recentemente o local foi reconhecido pela Unesco como modelo de integração com o meio ambiente focado em atividades sustentáveis e destinadas à proteção do bioma da Mata Atlântica.