Turismo como instrumento para alcançar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

0
Lago Tarumã, em Manaus - Crédito: Ana Claudia Jatahy/Banco de Imagens MTur/Divulgação

por Alessandra Lontra

A Organização Mundial do Turismo (OMT) convidou o setor do Turismo para se aliar a entidade e lançou está semana uma plataforma online que tem como objetivo promover a realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS por meio do setor de Viagens e Turismo e a expectativa é promover um maior engajamento da atividade turística às metas da agenda global de desenvolvimento sustentável

A plataforma Tourism4SDGs.org é um espaço de co-criação que permite que os usuários acessem diversos recursos, adicionem suas próprias iniciativas, descobertas e projetos, além de motivar discussões e colaboração e compartilhar conteúdo relacionado ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili acredita que o Turismo será um importante aliado no alcance dos 17 Objetivos do ODS que foram propostos por líderes mundiais durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 e que conta com uma rede mundial e multidisciplinar de apoio e parcerias, entre diferentes entes, para que sejam alcançados.

O turismo tem um papel de destaque nesse processo em razão de sua relevância econômica, uma vez que representa a terceira maior categoria mundial em receitas de exportação e é responsável por cerca de 10% do PIB, 30% das exportações de serviços e 1 em cada 10 empregos no mundo. O turismo tem o potencial de contribuir, direta ou indiretamente, para todos os objetivos. Esse cenário faz com que a atividade seja essencial para o avanço dos ODS.

As três principais características da plataforma atuam como uma chamada para ação. Aprender, Compartilhar e Agir, os três níveis de interação no Tourism4SDGs.org, visam não apenas educar, mas também incentivar a conversação e a colaboração para um setor de turismo sustentável.

Essa história de que o turismo é “uma indústria sem chaminés” não é verdade! Primeiro que turismo não é indústria. Indústria faz parte do setor secundário. Turismo é serviço, faz parte do setor terciário. E segundo que o turismo polui e muito e é uma atividade predatória se não for bem planejada.

O turismo depende da sustentabilidade dos ecossistemas terrestres e marinhos para que a atividade seja desenvolvida. Ninguém viaja para ficar trancado dentro do hotel. Uma das principais motivações para que um turista queira conhecer um destino são as belezas naturais do local.

O turismo é uma atividade econômica multifacetada e com profundas ramificações sociais, e a Plataforma de Turismo para ODS está proporcionando à comunidade global de turismo um espaço para co-criar e engajar-se para realizar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.