Turismo & Arte se reencontram na cidade de Areia

0

Por Alessandra Lontra

Que tal se você pudesse aliar hospedagem, arte e gastronomia num só lugar?  Esta foi exatamente, a proposta do Hotel Fazenda Triunfo neste feriado de Tiradentes, ao convidar o artista plástico paraibano Tito Lobo que trouxe  a exposição “Guardião das Cores” para ser apreciada no restaurante Azul. Tito, com sua arte Naif, que não se limita a convenções, pinta telas abstratas passeando pelo impressionismo e dando relevância às cores intensas.

IMG_0003
Restaurante Azul

Durante esses dias de feriado, os hóspedes puderam degustar, além de um delicioso café da manhã, um buffet de massas, à noite, ao som de uma boa música. Também puderam alimentar a alma, contemplando as obras de arte que ficaram expostas no restaurante e desfrutar de momento de muita paz e relaxamento, sem as interferências, nem a correria do dia a dia, na Capital.

Dentre as atividades do fim de semana, aconteceram oficinas de pintura e de cobrir botões usando miniaturas das obras do Tito impressas em serigrafia, num espaço onde os hóspedes e visitantes também puderam comprar as mais variadas peças do artista encurtando, assim, a distância entre o artista e o público que aprecia uma boa arte.

A ideia foi tão bem aceita que, além dos hóspedes, um grupo de alunos da cidade de Picuí, Seridó paraibano, foi visitar a exposição e conhecer de perto as obras e o artista plástico que os recebeu com toda atenção e carinho. Com certeza, foi um momento único para essas crianças que, a partir daquele dia, tenho certeza, terão um novo olhar para a cultura.

IMG_0053
Tito Lobo

Tito Lobo é um artista bem humorado, alto astral, que vive da sua arte e que, por meio dela, já conheceu e expôs em vários países do mundo. Lobo tem um acervo de mais de 380 obras e quer ser um “imortal”.

Interiorizar a arte por meio de eventos dessa natureza, principalmente na cidade de Areia, é trazer de volta o passado áureo da cultura. Areia é uma cidade que fica no Brejo paraibano, tem clima ameno e natureza exuberante, que a tornam muito charmosa; mas, é conhecida, principalmente, por suas riquezas culturais. A cidade respira cultura. Terra natal do pintor Pedro Américo, famoso pela obra “O Grito do Ipiranga”, encomendada a ele por Dom Pedro II, cujo original encontra-se no Museu do Ipiranga em São Paulo e do escritor José Américo de Almeida, Areia conserva, ainda, seus casarões do século XIX. Por isso, tornou-se a primeira cidade paraibana a ter seu Conjunto Histórico e Urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

O evento  surgiu da ideia dos consultores Mirian Rocha e Carlos Almeida, da ACG Turística, em promover a arte no interior, utilizando o meio de hospedagem como uma ponte entre o turista e a arte. O objetivo dessa ação também é promover o desenvolvimento econômico dos setores das artes plásticas, do turismo e da gastronomia, e faz parte do turismo de experiência, com produção associada ao turismo, iniciativa do Sebrae-PB, por meio da sua Gestora de Turismo, Regina Amorim.

Dilene Albuquerque, sócia-proprietária do Hotel Fazenda Triunfo, contou-me que aliar arte ao hotel é um antigo sonho dela e que, agora, com o sucesso dessa primeira exposição no hotel, dará prosseguimento ao Projeto, inclusive, com possibilidades de ampliar a ação para o mercado nacional.

Mais informações sobre o hotel e o artista plástico, Tito Lobo:

Homepage: http://www.hoteltriunfo.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/HotelTriunfo
Tito Lobo – Artista Plástico
Facebook: http://www.facebook.com/titolobo.lobo

*Viajei a convite da Gestora de Turismo do SEBRAE PB, Regina Amorim
Mais fotos:
IMG_0006
IMG_0007
IMG_0015
IMG_0018
IMG_0019
IMG_0028
IMG_0039
IMG_0041
IMG_0048
IMG_0050
IMG_0066

Artigo anteriorEmpreendedorismo criativo
Próximo artigoMaravilha natural Foz do Iguaçu
Alessandra Lontra
Jornalista especializada em Turismo DRT 3913/PB, graduada em Marketing Estratégico, possuí formação em Produção de eventos pela COMUNIK DO BRASIL, em Educação Fiscal pela Escola de Administração Fazendária e em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura pela COMUNA S/A e MinC. Atua na área do Turismo há mais de 35 anos, tendo iniciado sua carreira na hotelaria. Trabalhou em agências e Operadoras de Turismo como Gerente Comercial, tendo desenvolvido diversos produtos. Foi Diretora Cultural do Instituto Brasileiro de Formação Educacional e Cultural de Brasília (IBRAFEC), foi diretora Comercial da Bora Ali Produções, Marketing, Consultoria & Eventos. Atualmente é diretora de Marketing do site e da revista "O Concierge". Empreendedora, é uma das idealizadoras do Fórum E.I.T.A - Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil, que aconteceu em maio de 2018 em João Pessoa, Paraíba. E-mail para contato: alessandralontra@oconciergeonline.com.br.