Santa Luzia Sertão da Paraíba promove Primeiro Festival Gastronômico Junino

0
Imagem / Cácio Murilo

por Ana Célia Macedo

O 1° Festival Gastronômico Junino será realizado no período de (20) a (25) de junho e fará parte da programação do São João Tradição da cidade. O evento tem o objetivo de valorizar a culinária regional, proporcionando experiências sensoriais aos turistas e visitantes. Aos restaurantes o evento objetiva movimentar o fluxo de consumidores e também aquecer a economia local

De acordo com a presidente da Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), Regina Amorim, em um dia de visita aos restaurantes, lanchonetes, pizzaria e churrascaria de Santa Luzia, resultou na adesão de 12 empresas. “Tivemos receptividade por parte dos restaurantes visitados. Agora é aguardar para provar dos novos pratos, feitos com insumos regionais, que serão preparados para o Festival”, revelou Regina.

Regina ainda explicou que serão servidos pratos elaborados com a galinha de capoeira, com o bode e com a carne de sol. Também as comidas de milho, a batata doce, o cuscuz, o xerém, o queijo de coalho, e a manteiga de garrafa, terão destaque entre outras maravilhas da gastronomia sertaneja.

“Para nós, que representamos a comunidade de Santa Luzia, por meio da Santura, é um grande prazer e orgulho realizar o Festival Gastronômico Junino, com o apoio de importantes parceiros, pois é um evento que valoriza, qualifica e movimenta o setor de alimentação fora do lar da cidade”, concluiu.

Sobre o São João de Santa Luzia

Considerada “A cidade que ensinou o Brasil a dançar forró”, Santa Luzia, valoriza a cultura e reconhece os talentos locais, dos trios de forró Pé de Serra, e as danças, a exemplo do coco de roda, do xote, do baião, do camaleão, da rancheira e das quadrilhas improvisadas. Uma festa interiorana, que tem base cultural e rural, ligada às tradições do mês de junho, acontece desde a década de 1942, século passado.

No período das festas juninas a população flutuante representa cerca de 80% da população local. A hospedagem mais comum é na casa de amigos ou aluguel de casas residenciais, gerando fluxo turístico para a cidade, e contribuindo para a movimentação da economia. A atividade turística é um fator de desenvolvimento local e regional. O São João de Santa Luzia se caracteriza como a maior celebração realizada no calendário municipal de festas populares.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here