Santa Luzia (PB) é destaque em evento realizado no Centro de Convenções em João Pessoa

0
divulgacao

por Ana Célia Macedo

O município de Santa Luzia, localizado no Sertão da Paraíba ganhou notoriedade no Festival de Turismo de João Pessoa, por meio dos seus atrativos turísticos apresentados no “Espaço Sebrae”. Outros 15 municípios também expuseram seus produtos e atrativos no evento que aconteceu nos dias (19) e (20) de outubro e reuniu cerca de 3,5 mil expositores de todas as regiões do Brasil, principalmente do Norte e do Nordeste

A louça do Talhado e as peças em madeira, resultado do trabalho dos artesãos da produção associada ao turismo, encheram os olhos de quem passou pelo balcão de Santa Luzia. No stand também foi apresentado o destino, que encanta por seus casarios e peculiaridades do interior, como a Festa de São João.

Na mesma ocasião, o município lançou o seu primeiro roteiro turístico para diversos agentes de viagens que participavam do Festival. O evento foi ideal para que o município pudesse ser promovido como um destino turístico, uma vez que Santa Luzia está inserida no Mapa do Turismo da Paraíba e consequentemente do brasileiro, que faz parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo (MTur).

Essa foi a primeira vez que Santa Luzia participa de uma feira de turismo, podemos avaliar que os resultados foram muito bons, afirmou a presidente da Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), Regina Amorim. “Estavam presentes os nove Fóruns Turísticos da Paraíba onde estão inseridos municípios turísticos de diversas regiões do Estado e dividir o espaço com eles e participar das capacitações, nos proporcionou uma gama de conhecimento, experiência e networking, além da oportunidade de podermos mostrar nosso potencial para um público qualificado e de fora do Estado, uma vez que o evento tem abrangência nacional e internacional”, revelou Regina.

Ainda de acordo com Regina, participar de feiras e eventos dessa natureza passou a fazer parte do Planejamento Estratégico da Santura, objetivando o desenvolvimento do turismo no município de Santa Luzia. “O turismo é uma das atividades mais democráticas, contribui para a inclusão social e geração de renda, movimentando assim, a economia local”, concluiu.

Segundo os integrantes da Santura, Emanuel Medeiros e Susana Paiva, a Associação mandou confeccionar material gráfico para promoção de Santa Luzia tanto para o Festival JPA, quanto os próximos eventos do setor do Turismo que estão por vir. “Para o Festival trouxemos folders com informações sobre o potencial turístico e cultural do nosso município, que foi amplamente distribuído entre os agentes de viagens e operadores que circularam no Espaço Sebrae”, ressaltaram.

O Espaço Sebrae no Festival de Turismo foi visitado por várias autoridades, dentre elas o secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, o governador do Estado, Ricardo Coutinho, o diretor técnico do Sebrae Paraíba Luiz Alberto Amorim, o presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio) Marconi Medeiros e os Cônsules da Argentina e do Egito. A participação de Santa Luzia no Festival JPA com balcão prório foi uma realização da prefeitura de Santa Luzia e da Santura.

Sobre o Festival JPA

Já consolidado no cenário do turismo nacional, o evento tem crescido de forma significativa no mercado internacional, aumentando a cada ano a participação de empresas e destinos internacionais. O retorno positivo se dá pela realização de negócios que são gerados durante e após o evento. Pela primeira vez o Festival JPA contou com um grupo de “buyers” da Argentina.

No Festival de Turismo de João Pessoa, foram realizados palestras, fóruns, rodadas de negócios, capacitações em 12 salas com 2.758 inscrições agendadas previamente. Foram discutidos temas importantes como: Turismo Rural, Turismo de Base Comunitária, Programa de Regionalização do Turismo, Economia Criativa como Diferencial Turístico, João Pessoa como Cidade Criativa da Unesco.