Quer fugir do Carnaval? Vá para Barra de Camaratuba

0
Barra de Camaratuba, Litoral Norte da Paraíba - Foto: Felipe Lima / Divulgação

Barra de Camaratuba é opção de tranquilidade e interação com a natureza

por Alessandra Lontra

O verão continua e vem aí o Carnaval. Se você não curte Carnaval e quer fugir da folia de Momo, do agito da cidade, e relaxar numa das praias mais bonitas e tranquilas da Paraíba, o seu lugar é em Barra de Camaratuba, que fica no litoral Norte

Boca da Barra, em Barra de Camaratuba, Paraíba – Foto: Divulgação

A Vila de pescadores de Barra de Camaratuba é um Distrito da cidade de Mataraca, que fica á apenas 110 Km de João Pessoa, Paraíba e à 120 Km de Natal, Rio Grande do Norte, com acesso pela BR 101. É a última praia da Paraíba e faz divisa com Sagi, no Rio Grande do Norte.

Rio Camaratuba, em Barra de Camaratuba, Paraíba – Foto: Felipe Lima / Divulgação

Barra de Camaratuba é cercada de natureza intocada e tem uma grande diversidade de paisagens com dunas, resquícios de Mata Atlântica, praias preservadas, lagoas e manguezais. A cidade fica entre os Rios Camaratuba, que faz divisa ao Norte com Baía da Traição, Paraíba e ao Sul com o Guaju, que faz divisa com Sagi, Rio Grande do Norte.

Em Barra de Camaratuba existe uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), onde está situado o Parque Ecológico do Caranguejo-Uçá, criado pela ONG SOS Caranguejo-Uçá, cujo objetivo principal é o de alertar sobre a fragilidade da espécie, quase extinta em muitos dos manguezais, em função do desmatamento, poluição e principalmente pela pesca predatória, com uso de redinhas, e que não respeita o período da andada, que é quando os caranguejos saem da sua toca, para a reprodução, se tornando uma presa fácil para os predadores.

Casa de Farina, sede da ONG SOS Caranguejo-Uçá, em Barra de Camaratuba, Paraíba – Foto: O Concierge

A ONG funciona em Barra de Camaratuba, num espaço onde antes funcionava uma Casa de Farinha secular, que foi transformada num Museu onde se pode ver como os primeiros moradores da comunidade utilizavam o lugar para fabricar a farinha de mandioca, o beiju e a tapioca.

Início do Passeio de Flutuação na Trilha do Caranguejo-Uçá – Foto; Divulgação

É da sede da ONG Caranguejo-Uçá que partem um dos passeios mais requisitados pelos turistas, a flutuação no Rio Camaratuba utilizando boias tipo macarrão, que é uma aventura a parte. O passeio tem início num caminho estreito do mangue e a flutuação inicia a media que se adentra na trilha, e a medida que o nível da água vai subindo, você vai flutuando com a boia por uma suave correnteza que te leva a área mais larga do rio e por fim, deságua na Boca da Barra, um braço de mar que se encontra com o rio, num dos passeios mais imersivos e que gera uma experiência incrível. Esse passeio dura em média 40 minutos de pura contemplação da natureza e é feito com guias locais e vendido pelo receptivo local.

Aldeia do Mato, na Baía da Traição, Paraíba – Foto: Felipe Lima / Divulgação

Saindo da Boca da Barra é possível atravessar de balsa até a outra margem do Rio Camaratuba, divisa de Baía da Traição  e conhecer a Aldeia do Mato, com artesanato indígena a venda, podendo se caracterizar de indígena e tirar fotos. Também pode fazer a trilha a pé até a Lagoa Encantada, de águas cristalinas. Depois pode seguir com o passeio de buggy e dar uma passadinha para comer um beiju feito artesanalmente, em fogões de cimento por uma família da etnia Potiguara e em seguida, conhecer a casa do Cacique Raqué, que é o Pajé, dos Potiguaras e conhecer um pouco da história e da cultura Potiguara, além de poder adquirir o óleo de coco feito por ele de forma totalmente natural e utilizando dos segredos dos seus ancestrais.

Já do outro lado, seguindo para o Rio Guaju, em dias de maré baixa, é possível fazer um passeio até Sagi, que pode ser feito de buggy pela praia ou de carro com tração 4 X 4 até a divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte.

Lagoa do Amor, em Barra de Camaratuba, Paraíba – Foto: O Concierge

Antes de chegar ao Rio Guaju, tem uma parada para um mergulho na Lagoa do Amor, uma lagoa de água morna e encrustada no meio das dunas. Ali, dentro d´água, olhando aquelas dunas intocadas, o verde da vegetação, o azul do céu, por um momento você chega a pensar para que corremos tanto e entra num estado de completo relaxamento e numa conexão incrível com a natureza. Após o banho, a próxima parada é no Guaju, que é parada obrigatória para desfrutar do famoso churrasquinho de lagosta com um molho especial, feito com muito amor por dona Mocinha, moradora do Sagi. Dona Moça foi descoberta pelos trilheiros que passam constantemente pelo local que fazem percursos pela beira mar até Pipa e vice-versa. Também no Guaju é possível brincar na tirolesa e fazer um passeio pelo manguezal do lado de Sagi, com parada para um banho de lama.

Yaki-Veggie-Coconut-Soba, preparado pela Chef Jamile Massahud, na Pousada Yemanjá Toré, em Barra de Camaratuba, Paraíba – Foto: Divulgação

A gastronomia de Barra de Camaratuba é praticamente à base de frutos do mar, peixes como albacora, camarão, polvo e mariscos são encontrados facilmente e tudo bem fresquinho. Você encontra nos restaurantes e Pousadas da cidade desde a peixada caseira, até pratos mais elaborados preparados especialmente para você.

Pousada Potiguara, em Barra de Camaratuba, Paraíba – Foto: Max Brito / Divulgação

A hospitalidade é marca de Barra de Camaratuba que vem sendo descoberta e se estruturando para receber um turista mais qualificado, que vem para a localidade para relaxar e usufruir da natureza exuberante do local sem degradá-la. Aos poucos novos equipamentos de hospedagens vem surgindo, com Pousadas confortáveis e descoladas.

Pois é, o nosso Litoral Norte é cheio de encantos e com toda certeza vai te surpreender. O contato do pessoal que pode te encantar está aí abaixo. Bora embarcar nessa aventura?

Serviços

Onde ficar:

Pousada Potiguara – Beira Mar – Reservas WhatsApp (83) 98890-2975 //
3297-7029 www.pousadapotiguara.com.br

Pousada Yemanjá Toré – Beira Mar – Reservas (11) 98524-6000
E-mail: pousadayt@gmail.com
www.pousadayt.com

Pousada Manga Azul WestWind – Beira Mar – Reservas: WhatsApp (83) 991545947 // 3297-7042

Potiguara Hostel e Receptivo – Beira Mar – Reservas WhatsApp (83) 98180-1408 (Aulas de surf e Kitsurf)

Onde Comer:

Restaurante da Pousada Yemanjá Toré – Beira Mar – Reservas (11) 98524-6000
E-mail: pousadayt@gmail.com
www.pousadayt.com

OBS: O restaurante da Pousada Yemanjá Toré é aberto ao público mediate reserva e trabalha com menu confiance, comandado pela chef com experiência internacional na Espanha, Jamile Massahud.

Restaurante Camaratuba- WestWind – WhatsApp (83) 991545947 // 3297-7042

Restaurante Lu Amaral – WhatsApp (83) 98838-0714 // 3297-7025

Passeios:

Potiguara Receptivo e Hostel (passeios de buggy e roteiros pelas aldeias e Sagi (RN), aluguel de pranchas de surf e de stand up paddle)
Reservas WhatsApp (83) 98180-1408
https://www.instagram.com/potiguarareceptivo/

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here