Projeto “Viva o Peixe-Boi-Marinho” passa por reestruturação na Barra de Mamanguape (PB)

0
Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape, preservação do peixe-boi-marinho - Foto: Max Brito/Divulgação

Projeto que atua na Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape terá ações expandidas para outros estados

por Teresa Duarte

O Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho (PVPBM), que atua na Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape, no município de Rio Tinto, Litoral Norte paraibano, está passando por uma reestruturação e terá as ações expandidas para outros Estados do Nordeste

Conforme informou o coordenador do projeto, o médico veterinário João Carlos Gomes Borges, um novo cativeiro está sendo criado para os animais que devem ser introduzidos ao seu habitat. Ele explica que APA da Barra do Rio Mamanguape detém atributos ecológicos que propiciam a existência da espécie e a soltura. “Esse novo cativeiro que está sendo construindo no próprio ambiente natural do peixe-boi, é bem diferente da piscina. Nós acreditamos que nas próximas semanas esse novo habitat estará concluído e pronto para que os visitantes tenham a oportunidade de vê-los a partir de normas a serem seguidas. A próxima etapa será a escolha dos animais para transferência ao cativeiro”, explicou.

Novo cativeiro que está sendo construído para preservação e estudo do peixe-boi-marinho, em Barra de Mamamnguape (PB) – Foto: Teresa Duarte

O coordenador acredita que no mês de março próximo, os animais já estarão no novo cativeiro, “a principio será em torno de no máximo três animais, porque tudo vai depender das condições de tamanho, peso e saúde do animal”. A construção do novo cativeiro do peixe-boi-marinho foi iniciada em outubro do ano passado e envolveu vinte pessoas no trabalho da construção que é feita com troncos de madeira e amarrados manualmente com cordas.

Com essa fase de conclusão do novo cativeiro, será iniciada uma reestruturação na sede do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho. Enquanto os trabalhos de reestruturação da sede estão sendo realizados, o coordenador explica que o projeto continuará a oferecer ao público, passeios pelo local, “essa nossa ação possibilitará que os turistas possam ver o peixe-boi-marinho e conheça um pouco mais sobre o nosso projeto”.

O Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho Possui uma base executora na APA da Barra do Rio Mamanguape (PB) e conta com estruturas de apoio nas unidades da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) localizadas no Recife (PE), Aracaju (SE) e Mangue Seco (BA). A FMA é uma organização social sem fins lucrativos que há 28 anos trabalha com a missão de promover a conservação dos mamíferos aquáticos e seus habitats, visando à sustentabilidade socioambiental.

Mais informações: (83) 99961-1338/ (83) 99961-1352/ (81) 3304-1443