Paraíba de Todos os Cantos por Teresa Duarte

0
Alagoa Grande Foto Teresa Duarte

Alagoa Grande 

O encerramento da programação anual do “Caminhos do Frio – Rota Cultural 2018”, será no domingo dia 2 de setembro próximo em Alagoa Grande, cuja programação será iniciada na próxima segunda-feira. Com o tema “Rota cultura Jackson do Pandeiro”, na programação do município haverá muitas manifestações culturais, apresentações teatrais, dança, feira de artesanato e gastronomia, como também oficinas de pandeiro, de desenho, de pintura e de fotografia, além de exibições de filmes e shows, durante toda a semana. Ente as atrações os shows de Niedson Lua e Rota Musical. É em Alagoa Grande que fica instalado o teatro Santa Ignez, um dos mais antigos do Brasil, inaugurado em 1905 numa arquitetura clássica em estilo Italiano sendo um dos pontos turísticos mais importantes. Foi no município que o paraibano Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho, nasceu e hoje conta com o belo acervo no Memorial Jackson do Pandeiro. Além do memorial, a cidade conta com um gigantesco pórtico em forma de pandeiro, instalado na entrada do município, circundado por uma placa proporcional ao monumento, com os dizeres “Alagoa Grande – Terra de Jackson do Pandeiro”.  A Rota Cultural Caminhos do Frio é uma realização do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano com os nove municípios integrantes que são Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Bananeiras, Remígio, Alagoa Nova e Alagoa Grande.

100% Lazer Teresa Duarte

Cabedelo 

A embarcação Catamarã 100% Lazer 10 está com um animado passeio para o próximo dia 2 de setembro que contará com o show da Banda Tuareg’s. A embarcação, com capacidade para até 330 pessoas, é equipada banheiros nos dois pavimentos, material de segurança, coletes salva vidas, vistoriada pela Capitania dos Portos da Paraíba. Com o tema “Tuareg’s a Bordo”, a concentração será a partir das 11h no píer da Praia do Jacaré e o embarque no catamarã será às 12h. Informações no (83) 98709-2377, (83) 98881-2044 ou (83) 99840-4858.

Hotel Triunfo foto Teresa Duarte

Areia 

A Associação dos Produtores de Cachaça de Areia (APCA) promove nos dias 17 e 18 de setembro, no Hotel Triunfo, em Areia (PB), o curso “Percurso Multissensorial da Cachaça”. O objetivo é fomentar a degustação responsável, e promover a história, as técnicas de apresentação e as harmonizações da Cachaça. As inscrições estão abertas e podem participar produtores, apreciadores, estudantes e baristas, garçons e pesquisadores da cachaça. Informações: (83) 99931-9862 e (83) 99622-4770 e inscrições no E-mail: thbaracho@hotmail.com.

1ª edição do “Passarinhando no Pico do Jabre” foto O Concierge

Maturéia

Aos amantes da natureza e do cantor dos pássaros se programem porque em outubro próximo será realizada a 5ª edição do “Passarinhando no Pico do Jabre” que é realizado no parque estadual situado entre os municípios de Mãe D’água e Matureia, um dos ecossistemas mais ricos da Paraíba, abrigando árvores típicas da mata úmida e elementos da Caatinga. O Pico do Jabre surpreende por suas belezas, clima agradável e uma visão de encher de entusiasmo e energia positiva qualquer visitante, possuindo aproximadamente 500 hectares de área composta de espécies de Mata Atlântica e Caatinga, sendo reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como uma das maiores fontes de pesquisas biológicas do país, pois possui espécies endêmicas que só existem aqui na reserva ecológica e devem ser fruto de estudo para evitar extinção de exemplares raros da fauna e da flora. O Parque possui 1.197 metros de altitude e é um observatório natural que permite que os visitantes contemplem do alto toda a cobertura vegetal acompanhada de relevos e fontes de água dos municípios vizinhos. O “Passarinhando no Pico do Jabre” será realizado no período de 12 a 15 de outubro e as inscrições podem ser feitas no e-mail https://www.criativaturismo.com.