Lançado documentário sobre mulheres empreendedoras na Costa do Conde

0
Lançamento do documentário Doces Tambaba Imagem O Concierge

Emoção, pertencimento e empreendedorismo marcaram a noite desta quarta-feira (17), em Conde, Litoral Sul da Paraíba com o lançamento do documentário, ”Doces Tambaba: do Cajueiro ao Shopping”. O vídeo documentário é parte prática da disciplina “Planejamento e Organização de Eventos”, do curso de Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem como tema a história de vida e de empreendedorismo das mulheres do Assentamento Tambaba, que por meio da economia criativa transformaram uma comunidade pobre e sem perspectivas num lugar próspero, beneficiando o turismo e o município. O evento reuniu além da comunidade local, autoridades, empresários e jornalistas

O documentário foi produzido, dirigido e roteirizado pela professora do curso de Turismo da UFPB, Fabiane Nagabe e por Alisson Martins, proprietário da Extreme Move Produtora, que foi responsável pelo trabalho de filmagem e edição do material. Toda a produção foi realizada com recursos próprios de Fabiane e Alisson. Já o evento de lançamento, contou com o apoio do departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB e patrocínio de empresas que acreditaram no projeto.

dona Luiza e sua filhas

O Curta conta a história de dona Luíza e suas cinco filhas que vendiam frutas na beira da estrada e após a visita do Sebrae incentivando a economia criativa ligada ao turismo, tiveram suas vidas transformadas, passando a ser uma família de empreendedores. Segundo a filha mais velha de dona Luzia e diretamente responsável pelos primeiros resultados positivos do projeto na comunidade, Nevinha, hoje a família trabalha unida e se sente mais recompensada. “Vemos o fruto do nosso trabalho!” declarou.

A ideia de levar os alunos para o ambiente onde o turismo acontece, e neste caso para o Assentamento Tambaba, auxilia na desconstrução de alguns preconceitos, explicou Nagabe. “Trazer os alunos para essa vivência, para conhecer e entender a legitimidade do trabalho dessas comunidades é fazer com que os alunos aprendam no processo de construção e troca”, disse. Amparando a atividade, Nagabe cita Paulo Freire, dizendo que a intenção da extensão na universidade não deve ser obrigação, deve ser libertador, um processo de troca.

prefeita de Conde Márcia Lucena

Para a prefeita de Conde Márcia Lucena, o documentário reflete autoestima e a identidade das pessoas da comunidade, além de uma rede ativa de desenvolvimento e empreendedorismo que tem sido fomentada por todo o município do Conde. “Elas surpreenderam na institucionalização do projeto”, revelou a prefeita.

A gestora de turismo do Sebrae Regina Amorim, vê a iniciativa dos alunos da UFPB como positiva pois incentiva a divulgação de projetos que contribuem para o crescimento do setor do turismo e acima de tudo encoraja e inspira outras comunidades  a investir no seu potencial humano. “Começamos o trabalho nessa comunidade em 2012, e desde então acompanhamos a evolução de cada um, dia após dia novidades iam surgindo e melhoras iam sendo alcançadas. Eu tenho certeza que não para por aí, tem mais,” ressaltou Regina.

Veja mais fotos do evento

Artigo anteriorPrefeitura de João Pessoa recepciona comitiva da cidade de Ushuaia que está na Capital
Próximo artigoBalão Mágico realiza neste domingo show especial de 30 anos em João Pessoa
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo se considera aprendiz da vida, é mãe de dois lindos rapazes, o Matheus e o Lucas, é super curiosa, amante da natureza e dos animais. Adora fazer caminhadas, viajar, conhecer novas culturas, comer bem, provar das mais diversas cervejas e se realiza quando escreve sobre o que gosta. Se dedica a escrever sobre o Turismo e suas vertentes desde o ano de 2012. É jornalista - DRT/PB 3430, acadêmica em Comunicação Social com habilitação em jornalismo, diretora de Comunicação e editora Chefe deste veículo e da Revista O Concierge. Empreendedora, é uma das idealizadoras do Fórum E.I.T.A - Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil, que aconteceu em maio de 2018 em João Pessoa, Paraíba. É membro da Associação Paraibana de Imprensa (API) e da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo seccional Paraíba (Abrajet), onde está tesoureira para este biênio 2018/2020. E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br