Lançado documentário sobre mulheres empreendedoras na Costa do Conde

0
Lançamento do documentário Doces Tambaba Imagem O Concierge

Emoção, pertencimento e empreendedorismo marcaram a noite desta quarta-feira (17), em Conde, Litoral Sul da Paraíba com o lançamento do documentário, ”Doces Tambaba: do Cajueiro ao Shopping”. O vídeo documentário é parte prática da disciplina “Planejamento e Organização de Eventos”, do curso de Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem como tema a história de vida e de empreendedorismo das mulheres do Assentamento Tambaba, que por meio da economia criativa transformaram uma comunidade pobre e sem perspectivas num lugar próspero, beneficiando o turismo e o município. O evento reuniu além da comunidade local, autoridades, empresários e jornalistas

O documentário foi produzido, dirigido e roteirizado pela professora do curso de Turismo da UFPB, Fabiane Nagabe e por Alisson Martins, proprietário da Extreme Move Produtora, que foi responsável pelo trabalho de filmagem e edição do material. Toda a produção foi realizada com recursos próprios de Fabiane e Alisson. Já o evento de lançamento, contou com o apoio do departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB e patrocínio de empresas que acreditaram no projeto.

dona Luiza e sua filhas

O Curta conta a história de dona Luíza e suas cinco filhas que vendiam frutas na beira da estrada e após a visita do Sebrae incentivando a economia criativa ligada ao turismo, tiveram suas vidas transformadas, passando a ser uma família de empreendedores. Segundo a filha mais velha de dona Luzia e diretamente responsável pelos primeiros resultados positivos do projeto na comunidade, Nevinha, hoje a família trabalha unida e se sente mais recompensada. “Vemos o fruto do nosso trabalho!” declarou.

A ideia de levar os alunos para o ambiente onde o turismo acontece, e neste caso para o Assentamento Tambaba, auxilia na desconstrução de alguns preconceitos, explicou Nagabe. “Trazer os alunos para essa vivência, para conhecer e entender a legitimidade do trabalho dessas comunidades é fazer com que os alunos aprendam no processo de construção e troca”, disse. Amparando a atividade, Nagabe cita Paulo Freire, dizendo que a intenção da extensão na universidade não deve ser obrigação, deve ser libertador, um processo de troca.

prefeita de Conde Márcia Lucena

Para a prefeita de Conde Márcia Lucena, o documentário reflete autoestima e a identidade das pessoas da comunidade, além de uma rede ativa de desenvolvimento e empreendedorismo que tem sido fomentada por todo o município do Conde. “Elas surpreenderam na institucionalização do projeto”, revelou a prefeita.

A gestora de turismo do Sebrae Regina Amorim, vê a iniciativa dos alunos da UFPB como positiva pois incentiva a divulgação de projetos que contribuem para o crescimento do setor do turismo e acima de tudo encoraja e inspira outras comunidades  a investir no seu potencial humano. “Começamos o trabalho nessa comunidade em 2012, e desde então acompanhamos a evolução de cada um, dia após dia novidades iam surgindo e melhoras iam sendo alcançadas. Eu tenho certeza que não para por aí, tem mais,” ressaltou Regina.

Veja mais fotos do evento