Fortalecimento das Entidades de Classe é tema de workshoop realizado pelo Sebrae em João Pessoa

0
Tania Zapata o Concierge

por Ana Célia Macedo

O evento aconteceu nesta terça-feira (11), no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, no Bairro dos Estados, e reuniu cerca de 50 representantes da maioria das Entidades de Classe da Paraíba. O workshop foi ministrado pela socióloga Tania Zapata e teve como objetivo principal a capacitação dos gestores para obtenção de resultados inovadores, além de fomentar uma rede de cooperação entre as entidades participantes

De acordo com a socióloga Tania Zapata, as entidades de classe precisam se preparar para o século 21 e devem pensar a sustentabilidade, a equidade, a cooperação e a ética, para que possam sobreviver as novas tecnologias. “O Modelo de gestão das entidades do século passado, não funciona para este. Se não pensarmos a inovação e a criatividade, não seremos competitivos”, disse. Ainda segundo Zapata, somente a “humanidade” sobreviverá aos novos desafios que já se apresentam, “Quanto mais humanos somos, mais diferenciados seremos”, destacou.

A gestora de Turismo do Sebrae, Regina Amorim, disse que o Sebrae se preocupa com os novos desafios que o século 21 propõe, por isso,  é fundamental investir em gestão estratégica para garantir a sobrevivência das entidades. “O resultado do workshop foi melhor do que o esperado, tivemos aqui vários representantes de entidades e a proposta do Sebrae é trabalhar em rede para o fortalecimento das entidades de classe”, ressaltou Amorim.

Rafael Bernardino, presidente da Associação Comercial da Paraíba / O Concierge

Estiveram presentes representantes do Fórum de Mulheres de Negócios, da  Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), do Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur), dos Conventions Bureaus de João Pessoa e de Campina Grande, Associação Comercial da Paraíba e de Campina Grande, do Fórum de Turismo do Brejo, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), do Fórum Trilha dos Potiguaras, do Rotary Club, da Fundação Menino De Engenho, do Fórum Vale dos Sertões, da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav), da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis (ABIH), da Associação de Turismo da Costa do Conde (ATCC), da Sociedade de Usuários de Tecnologia (Sucesu), entre outros.

O presidente da Associação Comercial da Paraíba, Rafael Bernardino destacou a troca de experiências e as informações que o workshop possibilitou. “Quando se tenta fortalecer o associativismo, foi o que eu vi aqui, eu entendo que é o caminho certo”, revelou.

Cláudio Piemont, presidente da Sociedade de Usuários de Tecnologia do Estado da Paraíba
(Sucesu) / O Concierge

Segundo classifica o presidente da Sociedade de Usuários de Tecnologia do Estado da Paraíba (Sucesu), Cláudio Piemonte, a ação do Sebrae, por meio desse workshop é uma inciativa muito importante. “Temos diversos setores aqui representados e alguns nem sequer se conhecem. Porém a partir daqui, uma rede se forma, e eu fico muito confortável porque a Sucesu é uma entidade transversal e pode atuar junto à maioria dos segmentos”, explicou.

A programação do workshop ainda contou com a apresentação de cases de sucesso, apresentados pela Atura e pelo Doces Tambaba.

Artigo anteriorAbertas inscrições para missão técnica do ES na Adventure Sports Fair
Próximo artigoBrasil busca referências mundiais de formação em Turismo
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo se considera aprendiz da vida, é mãe de dois lindos rapazes, o Matheus e o Lucas, é super curiosa, amante da natureza e dos animais. Adora fazer caminhadas, viajar, conhecer novas culturas, comer bem, provar das mais diversas cervejas e se realiza quando escreve sobre o que gosta. Se dedica a escrever sobre o Turismo e suas vertentes desde o ano de 2012. É jornalista - DRT/PB 3430, acadêmica em Comunicação Social com habilitação em jornalismo, diretora de Comunicação e editora Chefe deste veículo e da Revista O Concierge. Empreendedora, é uma das idealizadoras do Fórum E.I.T.A - Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil, que aconteceu em maio de 2018 em João Pessoa, Paraíba. É membro da Associação Paraibana de Imprensa (API) e da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo seccional Paraíba (Abrajet), onde está tesoureira para este biênio 2018/2020. E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br