Na foto: Laís Caterine, Vavá da Luz, Alessandra Lontra, Dennis Mota

Com o objetivo de verificar a situação atual do local, a equipe técnica da Secretaria Estadual de Turismo preparou um diagnóstico fundamental para a elaboração do projeto arquitetônico

por Ana Célia Macedo   

O turismo é uma atividade econômica, mas, também, social, cultural e ambiental. As belezas naturais e a infraestrutura também fazem parte desse potente e crescente segmento.

Com essa visão do que significa o turismo para a economia e para a questão social de um município, foi que o Governo do Estado da Paraíba criou um Grupo de Trabalho coordenado pelo Secretário Executivo de Turismo, Ivan Burity. O Grupo tem como objetivo dar continuidade ao projeto do Parque Estadual das Itacoatiaras do Ingá.

Itacoatiaras do Ingá
Itacoatiaras do Ingá

O grupo fez um diagnóstico da situação atual e entrou em acordo sobre o recente projeto arquitetônico que prevê a construção de uma estrutura turística receptiva e apropriada para acolher os turistas e visitantes. Nesse sentido, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan) já está auxiliando os trabalhos com recomendações específicas de adequação do projeto inicial.

Sendo assim, para dar continuidade aos trabalhos, enquanto a equipe da SUPLAN cuida da infraestrutura, a Secretaria Executiva de Turismo está cuidando da parte turística e de dar sustentabilidade ao Parque.

Para isso, na semana passada, a equipe técnica da Secretaria de Turismo, formada pela Gerente Executiva de Turismo, Alessandra Lontra e a Gerente de Apoio  a Programas Governamentais, Laís Catarine Ramos, estiveram no município de Ingá fazendo um levantamento das potencialidades turísticas de Ingá e região tais como: monumentos, praças, Estação Ferroviária, bares, restaurantes, oficinas de artesanatos, rendeiras, tudo devidamente anotado para diagnóstico.

As técnicas foram recebidas pelo Secretário de Turismo do Município de Ingá, Vavá da Luz, pelo arqueólogo Dennis Mota e pela equipe da Secretaria, ocasião em que visitaram todo o Município para fazer o levantamento necessário.

Alessandra Lontra e Laís Catarine Ramos fotografaram tudo e conversaram com alguns segmentos do trade turístico de Ingá, a fim de obterem dados também para um diagnóstico que irá auxiliar a Secretaria a desenvolver o Projeto do Trem das Itaquatiaras. O trem levará os turistas de Campina Grande para Ingá, todos os domingos. As conversas com um empresário do ramo estão bastante avançadas e, em breve, o trem das Itacoatiaras já será uma realidade.

“Estamos visitando, observando, enumerando e anotando todos os detalhes para levar ao Grupo de Trabalho e definir as primeiras medidas a serem tomadas. A Suplan foi acionada e já está dando, provisoriamente,  um suporte; mas, o objetivo fundamental da nossa visita é fazer o diagnóstico e, em seguida, elaborar o Projeto do Parque Estadual das Itaquatiaras que é fundamental para a construção precisa do projeto arquitetônico”, explicou, Alessandra Lontra.

Fotos: Acervo AL


Artigo anteriorCINESPAÇO MAG SHOPPING: Programação de 30 de abril a 06 de maio de 2015
Próximo artigoSetor hoteleiro pede apoio para agenda em favor do turismo
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo se considera aprendiz da vida, é mãe de dois lindos rapazes, o Matheus e o Lucas, é super curiosa, amante da natureza e dos animais. Adora fazer caminhadas, viajar, conhecer novas culturas, comer bem, provar das mais diversas cervejas e se realiza quando escreve sobre o que gosta. Se dedica a escrever sobre o Turismo e suas vertentes desde o ano de 2012. É jornalista - DRT/PB 3430, acadêmica em Comunicação Social com habilitação em jornalismo, diretora de Comunicação e editora Chefe deste veículo e da Revista O Concierge. Empreendedora, é uma das idealizadoras do Fórum E.I.T.A - Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil, que aconteceu em maio de 2018 em João Pessoa, Paraíba. É membro da Associação Paraibana de Imprensa (API) e da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo seccional Paraíba (Abrajet), onde está tesoureira para este biênio 2018/2020. E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br