Encontro dos ex-alunos de Dona Isaura Medeiros movimenta município de Várzea no Sertão da Paraíba

0
Dona Isaura Nóbrega de Medeiros com os ex-alunos

Os ex-alunos da Escola Isolada da Quixaba município de Várzea (PB) participaram no último sábado (23) da homenagem a primeira professora, Dona Isaura Nóbrega de Medeiros. O encontro teve como tema “De volta ao Passado”. O reconhecimento partiu da iniciativa da filha e também ex-aluna Dalila Medeiros. Durante a festividade aconteceu uma missa, e um livro, coletânea escrita pelos alunos, foi lançado. Vários ex-alunos usaram a palavra para expressar gratidão e afeto a mestra que foi fundamental para a formação de todos

divulgacao O Concierge

Durante a cerimonia tudo foi relembrado, as antigas lições, as particularidades, os esforços que todos faziam para estarem juntos na Escola. “A ajuda dos pais foi fundamental para que houvesse o bom aprendizado”, afirmou Dona Isaura.

Assista agora momentos da homenagem

Sobre Dona Isaura Nóbrega de Medeiros

Na década de 1960, dona Isaura foi professora da Escola Isolada de Quixaba, em Várzea (PB), uma escola rural, que atendia alunos da alfabetização até a 4° série do ensino primário. Uma das particularidades da época era que todos os alunos estudavam numa mesma sala de aula. Anualmente, na escola, eram preparados cerca de 30 alunos, que aprendiam; português, matemática, estudos sociais, ciências e religião. Uma das curiosidades do período era o estudo diário da tabuada, bem como a frequência acompanhada pelos pais.

Dona Isaura, hoje com 84 anos de idade, lembra de cada aluno com ternura e como eram vividos aqueles anos. “O giz e o quadro negro, as mesas e os bancos coletivos eram os recursos disponíveis, e mesmo assim, o aprendizado era eficiente. Não se fazia bagunça na sala de aula e os pais estavam sempre acompanhando o comportamento dos seus filhos. Era uma educação onde a professora e as famílias cooperavam mutuamente, e cabia aos pais educar os seus filhos para se comportar adequadamente na escola”, relembrou a professora.

Veja fotos: