Destinos mais procurados de Réveillon se preparam para grande virada

0
Roda Gigante do Festival Virada Salvador 2018 - Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS/Divulgação

por Alessandra Lontra

O Réveillon é uma das festas mais esperadas pelos brasileiros e também pelos estrangeiros que visitam o Brasil. Além disso, é a primeira contribuição do turismo à economia nacional no ano. Shows musicais, espetáculos pirotécnicos e outras opções de entretenimento e lazer vão marcar a virada do ano nos destinos nacionais mais movimentados da época. Segundo o Ministério do Turismo, o Réveillon concentra boa parte das 75,5 milhões de viagens domésticas que serão realizadas por brasileiros neste verão e é o período em que atrativos de sol e praia, gastronomia e cultura ganham reforço na demanda, gerando mais oportunidades de empregos temporários e movimentando o comércio e os equipamentos turísticos nas cidades brasileiras.

Várias cidades do Brasil se preparam para a grande virada. Porto Seguro (BA) terá dois dias de festa, com contagem regressiva para 2019 pela cantora Solange Almeida, seguida de show pirotécnico, além de show do cantor Bell Marques no dia 1º, que comandará um trio elétrico.

A capital baiana terá cinco dias de celebrações com o Festival Virada Salvador em um grande palco na orla da Boca do Rio e conta com atrações como Zezé Di Camargo & Luciano, Milton Nascimento, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Anitta e Alok, entre outros. Além dos shows, o Festival vai novamente oferecer uma enorme roda-gigante, tirolesa e Vila Gastronômica. O local terá show pirotécnico de 15 minutos, espetáculo que também será realizado em 16 bairros da cidade.

A tradicional festa de Recife é o Réveillon na orla de Boa Viagem, promovido pela Prefeitura Municipal, que será embalado pela música pernambucana. A noite do dia 31 vai ter 14 atrações, divididas em dois palcos montados nas areias das praias do Pina e de Boa Viagem. As atrações incluem Elba Ramalho, Nena Queiroga, Erica Natuza, Isadora Melo, Adriana B, Karina Spinelli, Belo Xis e Gerlane Lops. Na hora da virada do ano, o show será ‘piromusical’: numa ação inédita na capital, as cerca de 16 toneladas de fogos de artifício vão pipocar no céu em sintonia com a música tocada no momento, por aproximadamente 15 minutos. O espetáculo vai ser distribuído em três balsas entre os dois palcos, de forma a permitir uma visualização mais ampla ao longo da orla da cidade.

A capital potiguar terá um Réveillon com vários shows musicais gratuitos no palco montado na Praia da Redinha que contará com shows de artistas regionais como Luizinho Nobre, Carlinhos Zens, Jaina Elne, Debinha Ramos e Perfume de Gardênia. Já na Praia de Ponta Negra e na Ponte Newton Navarro, o espetáculo fica por conta dos fogos de artifício, que vão iluminar e colorir o céu da capital do Rio Grande do Norte.

Em Fortaleza, a música fica por conta de nomes como Claudia Leitte, Marília Mendonça, Alcione e Jorge Vercillo. O Réveillon programado pela prefeitura é aberto ao público no Aterro da Praia de Iracema, cartão-postal local. Neste ano, se apresentarão artistas regionais, como os cantores Ítalo e Renno, Waldonys e Tom Drummond. O evento contará, ainda, com apresentações da bateria da escola de samba carioca União da Ilha e da Banda Patrulha.

O Réveillon de João Pessoa programado pela Prefeitura já foi oficialmente confirmado. O evento é considerado pelos paraibanos e turistas como uma das melhores viradas de ano do Nordeste, sendo um dos destinos mais atrativos do Brasil devido ao verão e às suas belas praias de águas mornas e cristalinas. A festa que acontece no Busto de Tamandaré contará com shows de Margareth Menezes, Renata Arruda, Mira Maya e som de DJ’s.

A Cidade Maravilhosa, palco de uma das mais concorridas festas de Réveillon do Brasil, na Praia de Copacabana, terá atrações durante quase dez horas. O famoso espetáculo pirotécnico reunirá 10 balsas, sincronizado junto a uma trilha sonora desenvolvida pelo DJ João Brasil, com 14 minutos de duração. A lista de artistas da noite inclui Gilberto Gil, Baby do Brasil e Ludmilla, além da escola de samba Beija-Flor. Na noite da virada, o Cristo Redentor, um dos ícones do Rio, receberá uma projeção digital, o que possibilitará a rotação ilusória da estátua em 180 graus. O monumento também vai transmitir uma mensagem de paz em Libras, que será transmitida por meio de telões na Praia de Copacabana.

Já o Réveillon de São Paulo acontece tradicionalmente na Avenida Paulista, com shows musicais de artistas como Jorge Ben, Gal Costa, Péricles e Diogo Nogueira, além dos grupos de forró Rastapé e Trio Virgulino. As apresentações serão intercaladas com performances do grupo de comédia Risadaria.