Curso de Formação de Empreendedores em Visão Territorial Sustentável tem Governança e Competitividade no 7º Módulo

0
Arnaldo Junior, O Concierge

por Ana Célia Macedo

Com início em março deste ano, o Curso de Formação de Empreendedores em Visão Territorial Sustentável tem o 7º Módulo facilitado pelo consultor Arnaldo Junior. As aulas aconteceram nesta segunda-feira (30) e terça-feira (31), no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae PB, no Bairro dos Estados. Foram 16h de mergulho no universo da Governança e da Competitividade, onde os alunos; gestores públicos e empreendedores da iniciativa privada puderam entender melhor o processo, buscar soluções, tirar dúvidas e por em prática ações e atividades relativas ao tema

O curso tem o objetivo de capacitar empresários e lideranças com foco na visão territorial sustentável, utilizando mecanismos de inovação, estímulo às transformações econômicas locais e o desenvolvimento do capital humano e social, aumentando assim a capacidade de empoderamento do território.

De acordo com Arnaldo Junior, este módulo tem o objetivo de alinhar todos os anteriores. “Já se passaram seis módulos onde a criatividade, a iniciativa, o planejamento e outras ações para desenvolvimento do Território foram vastamente estudados, neste módulo em especial, focamos na governança que é diferente de governabilidade e na competitividade que também é diferente de competição”, destacou Júnior.

Veja agora o facilitador Arnaldo Júnior falando sobre a importância do Curso e em particular do 7º módulo, e o depoimento das alunas Ana Flávia e Alessandra Lontra

Atividade prática

Para incrementar o aprendizado e trazer vivências relativas ao território, as sociólogas, Karina Zapata e Tania Zapata, também facilitadoras do Curso, convidaram os participantes para uma visita técnica ao Festival Recife Urbana Arte (R.U.A), que aconteceu no ultimo domingo (29) em Recife (PE).

A visita contou com uma palestra sobre todo o processo de implantação do Festival onde estiveram presentes, o produtor do Coletivo Boikot, a secretária de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça.

Para Tania Zapata, esta foi uma oportunidade de ver de perto o que se tem feito pelo Território em Pernambuco. “Eu considero a visita técnica muito importante e inspiradora”, declarou.

Já para Karina, a visita teve um tom de intercâmbio e parceria cultural. “A Paraíba é um estado irmão, por que não trabalharmos juntos?” indagou Zapata.

grupo de João Pessoa no RUA, divulgacao

Sobre o Festival RUA

O projeto é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, e é a culminância do Colorindo o Recife, projeto iniciado em 2013 que, em 2017, tornou-se política pública municipal de incentivo à arte urbana nos espaços públicos da cidade.