Começa hoje 14ª edição da RuralTur no município de Areia (PB)

0
Imagem: Divulgação

Começa nesta quarta-feira (28), no município de Areia, Brejo paraibano, a 14ª RuralTur – Feira de Turismo Rural do Brasil. A abertura oficial da feira contará com o mestre de cerimônias, Virgulima de Campina, e começa às 19h, em frente ao Colégio Santa Rita, no Centro da cidade. Entretanto, a programação já começa desde cedo, com visitas técnicas a equipamentos de turismo da região. As atividades da RuralTur seguem até a sexta-feira (30)

A RuralTur tem como objetivo promover a competitividade entre os pequenos negócios que atuam no turismo rural, fomentando o empreendedorismo com sustentabilidade, inovação e criatividade. Esta edição terá como tema o “Crescimento do Turismo Rural no Brasil, com Diversidade de Experiências e Sustentabilidade das Regiões”, que será abordado também durante o Seminário de Turismo Rural, um dos destaques da programação neste ano.

O seminário vai contar com diversas palestras, que serão realizadas no auditório do prédio central do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, que fica em Areia, durante os três dias de RuralTur com palestrantes nacionais e internacionais a exemplo da diretora da Brasil Rural, Andreia Roque, primeira agência de vivências e experiências no universo rural do Brasil e do exterior, da diretora do IADH – Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, Tânia Zapata, que é especialista em governança, da analista da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Graziele Vilela, vai proferir palestra com o tema “Experiência turística e a ruralidade”, da gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, vai proferir palestra sobre “Empreendedorismo criativo e o turismo rural”, apontando a importância da criatividade para o segmento, da diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, vinculado ao Ministério Comércio Exterior do Turismo, Milagros Ochoa de Koepke, que trará o case de sucesso do Peru, que vem desenvolvendo o turismo do país por meio da sua gastronomia entre outros.

Ainda, durante o seminário, serão apresentadas as experiências de turismo rural em outros estados, como a rota do café no Ceará e o agroturismo nas Montanhas Capixabas (ES), e experiências locais, a exemplo do turismo rural no assentamento Tambaba, localizado no município do Conde (PB).

A feira

A programação também conta com feira de produtos e serviços do setor, com a participação pela primeira vez de alguns Fóruns de Turismo da Paraíba mostrando o potencial turístico e cultural dos seus municípios, com destaque para Pilar, que está trazendo sua filha ilustre, a grande Dama do teatro e cinema da Paraíba, Zezita Matos que está trazendo o projeto “Molduras Poéticas ” com o músico Carlyto Campos para dentro da Ruraltur. Também haverá exposição, rodadas de negócios e visitas aos equipamentos de turismo rural da região. Estão previstos para serem visitados locais como o Engenho Triunfo, a Casa do Doce, o Engenho e Restaurante Várzea do Coaty e o Restaurante Rural Vó Maria, que ficam em Areia, além do Hotel e Restaurante da Estação, Campo de Golfe e Restaurante Terraço Lisboa, localizados no município de Bananeiras.

Além de caravanas de várias regiões da Paraíba, já estão confirmadas caravanas de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O evento, que foi idealizado pelo Sebrae Paraíba em 2005 e hoje é referência dentro do Sistema Sebrae, já foi sediado nas cidades de Natal (RN), Juazeiro do Norte (CE) e Gravatá (PE). A RuralTur tem como intuito promover a competitividade dos pequenos negócios de turismo rural, fomentando o empreendedorismo com sustentabilidade, inovação e criatividade.

A 14ª edição da Ruraltur é uma realização do Sebrae Paraíba em parceria com a Prefeitura Municipal de Areia (PB)

Segundo a OMT – Organização Mundial do Turismo estima-se que 3% dos turistas do planeta procuram turismo rural, sendo, portanto, uma das atividades que apresenta crescimento de 6% ao ano. “O Brasil rural tende a ser um dos vetores do desenvolvimento endógeno, contribuindo para a revitalização econômica e social das regiões, a valorização dos patrimônios e produtos locais, a conservação do meio ambiente, o aproveitamento da biodiversidade brasileira, e a ampliação da competitividade sistêmica do país.”

Serviço:

14ª RuralTur

28 a 30/11  |  Areia-PB

Programação:

Dia 28/11

9h às 13h30: Visita técnica
15h às 21h: Feira RuralTur
16h às 18h: Reunião sobre a Governança em Areia e no Brejo
19h: Solenidade de Abertura
21h às 24h: Jantar Empresarial de Negócios, no restaurante Bambu Brasil

Dia 29/11

8h às 13h30: Seminário de Turismo Rural, no CCA/UFPB (Escola de Agronomia Areia)
13h30 às 15h: Visita técnica saindo do CCA/UFPB
15h às 21h: Feira RuralTur
21h às 24h: Jantar Empresarial de Negócios, no restaurante do Hotel Triunfo.

Dia 30/11

9h às 15h: Visita técnica a Bananeiras (PB)
9h às 12h e das 14h às 17h: Rodada de Negócios da RuralTur, no CCA/UFPB, em Areia (PB)
10h às 12h – Encontro das Lideranças com palestra de Tania Zapata
15h às 21h: Feira RuralTur

Informações: (83) 2108-1256