Coluna “Paraíba de Todos os Cantos” por Teresa Duarte

0
Município de Belém (PB) inicia a 2ª Edição da Rota Cultural - Raízes do Brejo - Foto: Divulgação

por Teresa Duarte teresaduarte2@hotmail.com

Brejo

A segunda edição do Roteiro Raízes do Brejo será realizada a partir do próximo dia (14) de setembro, no município de Belém e encerramento no dia (25) de novembro, no município de Borborema. O evento, que envolve nove cidades da região do Brejo paraibano, movimentará a cadeia produtiva do turismo, com atividades que acontecerão sempre nos finais de semana, das sextas-feiras até os domingos. Estão inseridas no Roteiro as cidades de Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Pilõezinhos e Pirpirituba.

Poli instrumentista, Hermeto Pascoal – Foto: Divulgação

Conde 

O poliinstrumentista Hermeto Pascoal, um dos maiores gênios da música em atividade, renomado na Europa e nos Estados Unidos, e o bandolinista Hamilton de Holanda, chamado nos EUA de “Jimi Hendrix do bandolin,  são as principais atrações da primeira edição do Jacumã Jazz Festival, que será realizado na praia de Jacumã, município do Conde, nos dias (15) e (16) próximos, na Praça do Mar, a partir das 17h. O evento é uma realização da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Prefeitura de Conde e Rádio Tabajara, cujo objetivo é oferecer música para os amantes do  jazz, da música instrumental e também da cultura popular em um mesmo ambiente. No sábado (15), a programação abre às 17h com o Coco Novo Quilombo e em seguida da banda Parahyba Ska Jazz Foundation se apresenta. No domingo (16) quem dá início ao festival é a Ciranda da Alegria. Em seguida, a banda Néctar do Groove (PB) sobe ao palco da Praça do Mar. O encerramento da noite é com Hamilton de Holanda.

Naufrágio Queimado – Foto: Divulgação

Litoral

A criação da nova Unidade de Conservação Aréa de Proteção Marinha Naufrágio Queimado, localizada no litoral de João Pessoa e parte do litoral de Cabedelo, foi aprovada, por unanimidade, em audiência pública, na noite da última terça-feira. A ação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) no Centro de Convenções Cidade Viva, em João Pessoa. A Unidade de Conservação Área de Proteção Marinha Naufrágio Queimado  compreenderá uma área de 422,69 km², correspondendo a 10,2% da plataforma continental da Paraíba e protegerá corais, os principais pontos de mergulho e importantes naufrágios são áreas definidas e protegidas por órgãos governamentais, tendo a importância de sua criação fundamentada na grande biodiversidade e/ou beleza cênica da área. Em vista da conservação da biodiversidade paraibana, o Estado, por meio do Decreto Estadual N° 35.750/2015, sugeriu a criação de uma UC que protegesse o meio biótico e abiótico da zona marinha da capital paraibana.

Hotel Fazenda Família Chique-Chique Boqueirão – Foto: Teresa Duarte

Boqueirão 

O quarto luau da empresa Guiamundo Turismo realizado nos dias (24) e (25) de novembro, no Hotel Fazenda Família Chique-Chique Boqueirão. Tudo preparado com muita criatividade as margens do açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, os participantes acompanharam o belo espetáculo da mãe natureza ao som de voz e violão com o cantor Flávio Mota, com degustação de vinho, queijos e churrasco. Uma bela estrutura será montada na área de lazer do hotel, com colchões, fogueira e mesa de frutas, formando um ambiente agradável e relaxante.

Vila Criativa Caminho das Flores, em Areia (PB) – Foto: Divulgação

Areia

No inicio do mês de fevereiro o Engenho Triunfo, localizado no município de Areia, abriu as portas em um novo local de produção, que inclui como novidade a Vila Criativa Caminho das Flores. O novo espaço, que é reservado para economia criativa, fica na entrada do engenho e já abriga a Casa do Doce. Mais uma nova unidade foi construída e aos poucos a vila vai se formando.  A ideia, conforme a proprietária do engenho, Maria Júlia, surgiu a partir da realização do curso de Formação de Empreendedores em Visão Territorial Sustentável do Sebrae PB. Cerca de dez empresários fazem parte do empreendimento a exemplo da Casa do Doce, Tapiocaria Vó Maria, DiChita, entre outros.