Coluna “Paraíba de Todos os Cantos” por Teresa Duarte em (26) de abril de 2019

0
Restaurante Rural no Quilombo Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande (PB) - Foto: Teresa Duarte

Por Teresa Duarte                                                               teresaduarte2@hotmail.com

Alagoa Grande 

Se você quer conhecer a cultura e saborear a culinária dos quilombolas, vá vivenciar um dia na Caina dos Crioulos, em Alagoa Grande, região do Brejo. Será um dia muito bacana e maravilhoso no lugar que você ficará fascinado com a beleza natural, pois a vegetação nativa aliada a plantação cultivada pelas 130 famílias que residem no quilombo, uma área de aproximadamente 160 hectares, enchem os nossos olhos e a imaginação a um tempo remoto onde os escravos fugidos ali se instalaram. A implantação do turismo de vivência e experiência na comunidade foi iniciada com a Banda de Pífanos (banda cabaçal), que desde a década de 1940 a comunidade era conhecida pela banda que animava festas na sede do município de Alagoa Grande. Depois, veio as apresentações culturais (danças típicas como a ciranda, o coco de roda, apresentações de capoeira, maculelê, forró pé de serra), gastronomia típica quilombola e a comercialização de artesanato e produtos da agricultura familiar. O quilombo também tem o turismo de aventura que é realizado na trilha ecológica da Pedra do Reino Encantado (percurso de 2 Km), onde o turista tem uma belíssima paisagem da região e também visitar o museu quilombola. Para agendar um dia de vivência na Caiana dos Crioulos, basta apenas entrar em contato com Ednalva por meio do fone (83) 99986-0233.

Campina Grande

Gira Calçados, em Campina Grande (PB) – Foto: Divulgação

O Sebrae Paraíba, com o apoio de parceiros, promove a partir da próxima segunda-feira a oitava edição do Gira Calçados, considerado o maior evento voltado ao segmento no Nordeste. Com expectativa de reunir cerca de 250 compradores convidados, além de outros 200 espontâneos, vindos de todo o país, o evento será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, até o dia primeiro de maio. Ao todo, a edição deste ano do evento contará com 70 estandes, que vão expor calçados de indústrias não só da Paraíba, mas também dos estados do Ceará e da Bahia. Além disso, também participarão do Gira Calçados indústrias de componentes, acessórios e logística de várias partes do país.

Barra de Camaratuba

Barra de Camaratuba, Mataraca (PB) – Foto: Teresa Duarte

Se você gosta de apreciar uma beleza selvagem, a dica é a Barra de Camaratuba. Habitada por uma pequena vila de pescadores ela pertence ao município de Mataraca, a aproximadamente 110 km de João Pessoa/PB e a 120 km de Natal/RN, estando situada no meio do pouco que resta da mata atlântica, com praias desertas, lagoas, áreas de proteção ecológica e muito mais. A beleza local vem despertando o interesse de visitantes e investidores estrangeiros, que planejam com o apoio do poder público municipal, transformar a Barra de Camaratuba em um ícone do desenvolvimento turístico, sustentável e preservacionista com foco no ecoturismo turismo rural e de aventura. O acesso a Barra de Camaratuba é através do município de Mataraca. Partindo de João Pessoa é feito no sentido Norte pela BR 101.

Cabaceiras

Cabaceiras, no Cariri paraibano – Foto: Teresa Duarte

A prefeitura de Cabaceiras está plena atividade nos preparativos para a 21ª edição da Festa do Bode Rei, que será realizada no dia 31 de maio, 1 e 2 de junho próximos no Centro do município. Durante a edição deste ano será assinado um decreto criando o decreto do Dia Mundial da Carne de Bode. O prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, disse que há a certeza de mais uma edição de sucesso, exaltando e dando o espaço merecido à atividade da caprinocultura, que é tão importante para o município. A Festa do Bode Rei também vai homenagear o centenário do Rei do Ritmo, o paraibano Jackson do Pandeiro, que levou o nome da Paraíba além das fronteiras. No Reino Encantado do Bode Rei, terá um espaço especial para homenagear Jackson e sua história.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here