Coluna “Paraíba de Todos os Cantos” por Teresa Duarte em (24) de outubro

0
Barra de Camaratuba Foto Teresa Duarte

Barra de Camatuba
Se você gosta de apreciar uma beleza selvagem, a dica é a Barra de Camaratuba. Habitada por uma pequena vila de pescadores ela pertence ao município de Mataraca, a aproximadamente 110 km de João Pessoa/PB e a 120 km de Natal/RN, estando situada no meio do pouco que resta da mata atlântica, com praias desertas, lagoas, áreas de proteção ecológica e muito mais. A beleza local vem despertando o interesse de visitantes e investidores estrangeiros, que planejam com o apoio do poder público municipal, transformar a Barra de Camaratuba em um ícone do desenvolvimento turístico, sustentável e preservacionista com foco no ecoturismo turismo rural e de aventura. O acesso a Barra de Camaratuba é através do município de Mataraca. Partindo de João Pessoa é feito no sentido Norte pela BR 101.

Baia da Traição
Para desfrutar do turismo de vivencia e experiência na vida, costumes e gastronomia dos índios brasileiros uma boa opção é visitar a Aldeia São Francisco. Essa é a primeira aldeia indígena do município de Baia da Traição, que fica localizado no litoral norte da Paraíba, vizinho às cidades de Marcação e Rio Tinto, distante aproximadamente 90 km de João Pessoa. É uma região bastante visitada, principalmente pela presença de índios Potiguara.

Baia da Traição (Foto Teresa Duarte)

Brejo
Aos amantes da natureza a região do brejo é o local ideal para desfrutar em diversos municípios de restaurantes e diversos locais em perfeito contato com a natureza, além do clima agradável. Uma excelente opção são os banhos em belíssimas cachoeiras situadas entre exuberantes vegetações, águas cristalinas e cascatas que proporcionam lazer e muita aventura. Essas cachoeiras podem ser visitadas durante todo o ano, pois sempre tem água, porém, é no período do inverno que elas estão com maior volume, enquanto que entre os meses de setembro até maio a água é muito pouca, mas dá para tomar banho. As cachoeiras mais visitadas estão localizadas nos municípios de Areia, Pilões, Bananeiras e Pirpirituba, que são a do Rocandor, Ouricurir e a da Manga.

Areia (Foto Teresa Duarte)

Areia
Um pedaço de chão no aconchego do frio no Brejo Paraibano, em perfeito contato com a natureza e uma energia contagiante que faz a pessoa voltar ao tempo de infância. Assim é a visitação ao Engenho e Cachaçaria Triunfo, localizado no município de Areia, que ganhou um novo espaço e funciona agora na Fazenda Macaiba, com áreas especificas para degustação da cachaça, sorvete, frutas, caldo de cana e caldinhos, bem como na parte de explicações sobre a fabricação da Triunfo que é feita pela proprietária Maria Júlia Baracho. No novo espaço, que agora fica bem próximo ao Centro de Areia, também vai abrigar outros empreendimentos a exemplo da Casa do Doce, que já muito bem instalada. Maria Júlia garante que a nova instalação proporciona mais conforto aos turistas. Para visitar o local é preciso pagar uma taxa de R$ 5, que dá direito à palestra de Maria Júlia e ao lanche. O Engenho Triunfo funciona há 23 anos e é referência no Turismo Rural, recebe cerca de 400 visitantes por semana. Informações: (83) 3362-2390/(83) 99931-9861 ou no E-mail: triunfo@oi.com.br. 

João Pessoa
No próximo dia 8 de novembro, a capital paraibana recebe a sexta edição do Moda João Pessoa. Este ano, o evento traz como mote a ordem “Vista-se de você!”, com o intuito de celebrar a diversidade de estilos e questionar padrões. Os desfiles acontecem em megaestrutura montada na Domus Hall, no Manaíra Shopping, a partir das 18h. Nesta edição, o Moda João Pessoa contará com um casting de cerca de 40 modelos adultos e 80 crianças. Além deles, o evento receberá duas presenças VIPs: a criadora de conteúdo digital Camila Coutinho, que comandará um bate-papo promovido pela Rommanel; e o modelo Jesus Luz, participante exclusivo do desfile da Orange.

 

Artigo anteriorValle Nevado tem descontos para temporada 2019
Próximo artigoRio de Janeiro participa de premiação em operadora da China
Teresa Duarte
Teresa Duarte, possui Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFPB é Pós-Graduada em Redação Jornalística pela Universidade Potiguar / João Pessoa, foi repórter da Rádio Universitária da Paraíba do Jornal Correio da Paraíba e assessora de comunicação social da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep). É repórter e colunista de turismo do Jornal A União onde publica diversas entrevistas especiais sobre o turismo e faz parte do quadro de jornalistas que compõem a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Seção Paraíba (Abrajet-PB). É editora chefe do Blog Turismo & Desenvolvimento e colaboradora da Revista Caderno de Turismo e do site de turismo O Concierge.