Coluna “Paraíba de Todos os Cantos” por Teresa Duarte em (2) de agosto

0
Rota Cultural - Caminhos do Frio, em Bananeiras (PB) - Foto: Teresa Duarte

por Teresa Duarte teresaduarte2@hotmail.com

Bananeiras 

A programação da “13ª edição Caminhos do Frio – Rota Cultural 2018” será iniciada nesta segunda-feira (6) em Bananeiras, município que registra temperaturas que variam entre 12ºC e 18ºC nesse período do ano.  Bananeiras fica distante a 120 km de João Pessoa, um dos sete municípios onde acontece a rota sempre com programações festivais, envolvendo as delicias de uma gastronomia, trilhas ecológicas, visitas a engenhos, oficinas e shows musicais. Com o tema “Aventura e Arte na Serra”, a programação contará com oficinas, apresentação de teatro de bonecos, exposições de artes plásticas, exibição de filmes, espetáculo de dança e teatro, feira de artesanato, mostra gastronômica e trilhas ecológicas. Entre as atrações musicais, estão os shows de Santanna, Tuareg’s, Hijack e Eloísa Olinto. Entre as atividades de aventura, estão trilhas ecológicas, skate session, trilha 4×4 e pedal do frio.A Rota Cultural Caminhos do Frio é uma realização do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano com os nove municípios integrantes que são Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Bananeiras, Remígio, Alagoa Nova e Alagoa Grande.

Túnel da Viração, em Bananeiras (PB) – Foto: Teresa Duarte

Bananeiras II 

No próximo dia 11 será realizada a III Trilha Cultural – Caminhos do Frio no município de Bananeiras. O evento é uma realização da Super Trilha, organizada por Washington Cirne, e vai contar uma programação diversificada entre música, teatro, gastronomia e danças com uma cultura rica e única com a família matuta animando todo percurso e muito forró com degustação de beiju em uma casa de farinha. A programação será iniciada no sábado (11) 07h às 08h40 no coreto da Praça Epitácio Pessoa, com credenciamento e café da manhã. Às 09h aquecimento e alongamento para inicio da trilha com passagem na Ladeira do Paraverum, Trilha do Vale, Trilha Jatobá e momento de reflexão na reserva de Jurandir. Para confirmar a sua inscrição envie o comprovante com nome completo e CPF para o e-mail supertrilhaspb@gmail.com ou o whats (83) 998559197.

Campina Grande

Techtur 2018 – Imagem: Divulgação

O Centro de Convenções Raymundo Asfora, no Garden Hotel, em Campina Grande, recebe o Techtur 2018. O Evento tem como objetivo conectar pessoas, destinos turísticos e impulsionar negócios, bem como, aproximar empreendedores que atuam na cadeia produtiva do turismo à tecnologia por meio das startups, que ofertam soluções inovadoras, além de agências de viagens online (OTAs) que tem despontado no mercado digital. O Techtur acontece de 16 a 18 próximos e é uma realização do Sebrae (CG), da Prefeitura Municipal de Campina Grande e da Cadeia Produtiva de Eventos de Campina. Conta com o apoio do Paraíba Convention & Visitors Bureau, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campina Grande (SindCampina) e da Negociart.

Assustado

Assustado da Ruth Avelino – Foto: Divulgação

A principal festa adulta de João Pessoa chega a maioridade neste ano de 2018. O ‘Assustado’ promovido pela jornalista Ruth Avelino completa 18 anos reunindo jovens e adultos que curtem ouvir e dançar aDance Music dos anos 70 e 80. A festa comemorativa será hoje nas dependências do Restaurante Panorâmico do Clube Cabo Branco, a partir das 21h. O ‘Assustado’ atinge a maioridade homenageando a Diversidade e o respeito às pessoas. Além de brindes e bolo, a festa vai contar com as participações de drags queens numa prévia do que vai ser a Parada LGBT de João Pessoa, em setembro. A seleção musical é de responsabilidade do DJ Zé Marco, que também seleciona os videoclipes exibidos durante todo o evento.

Festa das Neves 

Catedral Nossa Senhora da Neves, em João Pessoa (PB) – Foto: Teresa Duarte

Os festejos, que esse ano celebram os 433 anos de fundação da Capital Paraibana, iniciados no último sábado (28) e termina neste domingo (5), com uma extensa programação religiosa, cultural e profana.  A festa acontece em vários pontos do Centro, como a Praça 1817, o Ponto de Cem Réis, Avenida Visconde de Pelotas, Praça Rio Branco, Rua Conselheiro Henrique, Rua Vigário Sarlem, Avenida Dom Pedro I, Avenida Deputado Odon Bezerra, Praça Dom Adauto e Praça do Bispo. Neste fim de semana, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) preparou uma programação especial no Ponto de Cem Réis. Amanhã (4), a programação começa às 17h com apresentação de cultura popular. Às 19h, o palco será da banda ‘Com Jesus há Esperança’ e logo em seguida será a vez do padre Nilson Nunes. No domingo (5), aniversário da Capital, a primeira parte da programação será dedicada às crianças, com o show da banda Meu Quintal, que se apresenta às 16h. Depois será a vez dos grupos de cultura popular, seguido da cantora Gracinha Telles. Para encerrar a noite, o cantor Vicente Nery, ex-vocalista da banda Cheiro de Menina, que sobe ao palco às 21h, e vai interpretar os grandes sucessos de sua carreira.