Coluna “Paraíba de Todos os Cantos” por Teresa Duarte em (1º) de março de 2019

0
Franccisca Fam De Sousa Silva confeccionando o estandarte do Bloco "As Raparigas de Chico" - Foto: Divulgação

Por Teresa Duarte                                                               teresaduarte2@hotmail.com

As Raparigas de Chico 

Foto: Teresa Duarte

O bloco As Raparigas de Chico, que homenageia o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, reúne o público amante da Música Popular Brasileira neste sábado de Carnaval, com concentração no Ponto de Cem Reis, no Centro da cidade. O evento acontece desde 2012, com aproximadamente oito horas de folia ao som de frevos, sambas, marchinhas e outras canções que popularizaram Chico Buarque. A programação começa a partir das 14h, tendo como atrações Yuri Carvalho, Kennedy Costa, Grupo Voz Ativa, Banda Mafiota e a Orquestra Sanhauá. Todos interpretando músicas de Chico Buarque

Lazer 

Foto Teresa Duarte

A Paraíba vem despontando no turismo e quem quiser tranqüilidade no Domingo do Carnaval, conta com um leque de opções que vão desde o lazer ao ar livre do Litoral de João Pessoa ao Centro Histórico da cidade. Caso prefira a tranqüilidade de cidades do interior, a região do Brejo paraibano também é rica em locais arborizados propícios ao contato direto com a natureza e o relaxamento harmonioso. O ar puro onde se preserva ainda o verde da mata, as praias do Litoral sul, Coqueirinho, Tambaba (naturista), Carapibus e Praia Bela são convites ao lazer. Ao final do dia, o turista pode conhecer a beleza da praia do Jacaré, no Litoral Norte, onde acontece o famoso pôr do sol, acompanhado pelo Bolero de Ravel executado pelo músico Jurandir do Sax.

Cabedelo 

Foto Teresa Duarte

Quem quiser unir folia e navegação uma excelente opção é o “Carnaval no Catamarã 100% Lazer”. Essa é a nova proposta turística da empresa de navegação que vai acontecer no domingo, segunda-feira e na terça-feira do Carnaval, cujo roteiro, partindo da praia do Jacaré, descendo o Rio Paraíba até o encontro com o mar, contornando a ilha da restinga, passando por forte velho, retornando a Praia do jacaré às 17h para assistir o belo espetáculo do pôr do sol. O embarque será sempre às 12h com previsão para sair às 13h. Os foliões podem embarcar com bebidas e petiscos e a atração será Matheus Jacobino e Banda. Informações: (83) 99840 4858.

Campina Grande

Foto: Divulgação

O 28º Encontro da Nova Consciência 2019, conhecido “Carnaval da paz” em Campina Grande começa amanhã e se realizará até a próxima terça-feira na Casa Paisà, no bairro São José. Entre as atrações que animarão o evento, estão as bandas paraibanas Jackson racional e Os afrobatuques (Cabruêra + Os fulano), Toninho Borbo e Candeeiro Encantado. Com o tema “A Arte da Resistência”, o encontro terá outras programações no Sesc Centro. O evento vem ocorrendo todos os anos e geralmente escolhe palcos variados e que se adéquam muito bem à proposta da Nova Consciência, de liberdade de idéias, como o Viaduto Elpídio de Almeida. A parceria surgiu de um convite da Casa à produção do evento pela identificação da proposta cultural e pelo empreendimento estar no Centro.

Carnaval Tradição

Foto: Divulgação

O “Carnaval Tradição 2019” de João Pessoa completa 105 anos de existência e será realizado neste sábado e domingo, na Avenida Duarte da Silveira, bairro da Torre. O Carnaval Tradição contará com a participação de mais de 30 agremiações (Tribos Indígenas, Ala Ursas, Clubes de Orquestra e Escolas de Samba) desfilando na Avenida Duarte da Silveira no sábado, domingo e segunda-feira próxima. Participarão dos desfiles oficiais deste ano cinco Escolas de Samba, oito Tribos Indígenas nove Clubes de Orquestra e 11 Ala Ursas, além de outras agremiações que se apresentam como convidadas e não competem.