Coluna “Paraíba de Todos os Cantos” por Teresa Duarte em (15) de março de 2019

0
Baia da Traição / Foto Edson Matos

Serraria 

Durante a Semana Santa, no Mirante 360º em Serraria, Brejo Paraibano, vai acontecer o 1º Encontro Turístico & Cultural para Motor Home. Na programação, que será realizada de 10 a 21 de abril, consta um lual com voz e violão em noite de lua cheia ao redor da fogueira, passeios na Jardineira Flor da Trilha para a Cachoeira do Roncador, Engenho Martiniano, Engenho Baixa Verde; trilha a pé na mata, noite cultural, entre outras. Informações: (83) 98754-6695.

Foto Teresa Duarte

Baia da Traição 

Um dos lugares considerados sagrado pela população da Baia da Traição é o Rio do Gozo. Água limpas e cristalinas com uma vegetação exuberante, ele é a nascente do Rio Sinimbu, que deságua em diversas localidades do município proporcionando banhos em diversos pontos do município. È tudo muito pitoresco e muito bem preservado por moradores da Aldeia Tracoeira, onde residem 50 famílias indígenas fazendo um total de 200 pessoas. Para ter acesso ao Rio do Gozo basta à pessoa pagar uma taxa simbólica de R$ 2,00. Tem uma área que é reservada para as pessoas que queiram fazer churrasco e, na parte que fica em torno do rio existem mesas onde as famílias se reúnem para fazer refeições. Caso a pessoa não leve alimentos, os moradores da comunidade vendem ensopados de diversos cretáceos, peixes, entre outros itens da culinária local 

Pilões 

O espetáculo da “Paixão de Cristo”, no município de Pilões é conhecido como a “Novíssima Jerusalém”, encenada pelo Teatro Padre Matheus há 46 anos, na sexta-feira santa, 19 de abril. Durante a semana, o turismo religioso mostra sua força. A “Paixão de Cristo” é realizada em praça publica, ao ar livre, no largo da matriz do Sagrado Coração de Jesus, através do Grupo de Teatro Padre Matheus que trata, com muita emoção, da história mais contada em todo o mundo, a vida, morte e ressurreição de Jesus, usando como palco os 54 degraus das escadarias da paróquia da cidade. O espetáculo acontece ao cair da noite com única apresentação na sexta-feira Santa, contando com mais de 80 atores amadores e cerca de 100 figurantes.

Pilões (Foto Teresa Duarte)

Araruna

A formatação de produtos turísticos para a exploração das belezas naturais de Araruna, na Paraíba, vem proporcionando um novo olhar sobre o município localizado na região do Curimataú, distante 160 km de João Pessoa e 100 km de Campina Grande. O município se posiciona como nova opção para os adeptos do Turismo de Aventura e Natureza no Nordeste. Além do Parque Estadual da Pedra da Boca, os turistas podem se encantar pelos cânions, para caminhadas e contemplação, ou trilhas utilizando bicicletas, jipes, em meio às serras verdes e 15 sítios arqueológicos já catalogados com inscrições rupestres, mapeados pela equipe de técnicos e especialistas que fazem o levantamento dos atrativos. 

Paraíba

A Paraíba é mais uma vez destaque no site ‘Viagem em Pauta’, do jornalista Eduardo Vessoni. Paulista, vindo de um mercado que é um dos principais emissores de turistas para o Nordeste, a convite da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Versoni esteve no Estado em fevereiro, mais precisamente no litoral norte, em Mamanguape, e produziu uma série de reportagens sobre a região. Além de Mamanguape, o jornalista esteve visitando a nova formatação turística da praia Bela Bela, em Pitimbu; as Trilhas dos Potiguaras, em Mamanguape; a nova infraestrutura do parque do Jacaré, em Cabedelo; além de conhecer alguns dos navios naufragados no litoral paraibano. Todo o roteiro foi preparado pela coordenação de Marketing da PBTur.

João Pessoa

Até o próximo dia 30 acontece no Manaira Shopping, em João Pessoa, mais uma edição do Festival Flores de Holambra. São mais de 150 flores e plantas ornamentais em exposição e à venda, espécies cultivadas por diferentes produtores, como orquídeas, azaleias, antúrios, bromélias, bonsais, cactos, begônias, suculentas e muito mais. O evento está montado na Praça de Eventos que fica na frente da loja Magazine Luiza, no piso térreo. Durante o festival haverá workshops e palestras sobre cuidados com as flores e dicas de paisagismo.