Coluna “Paraíba de Todos os Cantos” por Teresa Duarte em (07) de junho de 2019

0
Abertura do Caminhos do Frio, em Alagoa Grande (PB) - Foto: Teresa Duarte

Por Teresa Duarte                                                               teresaduarte2@hotmail.com

Alagoa Grande 

A programação oficial da Rota Cultural Caminhos do Frio foi lançada na última quarta-feira, (05) de junho, no Teatro Santa Ignêz, em Alagoa Grande. Neste ano a rota cultural vai homenagear o músico e compositor Jackson do Pandeiro, que comemora o centenário de aniversário de nascimento. Nessa edição, os eventos culturais serão promovidos em nove municípios da região do Brejo paraibano, a partir do dia (1º) de julho, assim que terminarem os festejos alusivos ao São João. O calendário segue até o dia (1º) de setembro e será desenvolvido sempre durante a semana em cada um dos municípios, que estão programando uma série de atividades que agrega gastronomia, artesanato e apresentações artísticas culturais, com foco na economia criativa. Areia (01 a 07 de Julho), Pilões (08 a 14 de Julho), Matinhas (15 a 21 de Julho), Solânea (22 a 28 de Julho), Serraria (29 de Julho a 04 de Agosto), Bananeiras (05 a 11 de Agosto), Remígio (12 a 18 de Agosto), Alagoa Nova (19 a 25 de Agosto), Alagoa Grande (26 a 01 de Setembro). O evento é uma realização do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano com o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), da Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, da Secretaria Estadual de Comunicação e da Secretaria Estadual de Cultura.

Campina Grande

Vila Sítio São João, em Campina Grande (PB) – Foto: Divulgação

A Vila Sítio São João localizada na Avenida Floriano Peixoto, próximo ao Ginásio ‘O Meninão’, inicia a temporada junina amanhã e segue com a programação até o dia (7) de julho próximo. São três palcos, duas casas de farinha, três igrejas e 4 restaurantes, um deles o Bodódromo, montado em uma linda cenografia histórica na qual o visitante passa por uma ponte em cima de uma lago para chegar até o restaurante. Alguns dos principais artistas do forró autêntico passarão pela Vila Sítio São João neste ano. Neste sábado e domingo, por exemplo, a rainha do forró Eliane, Niedson Lua, Rita de Cássia e Os 3 do Nordeste sobem ao palco principal para animar os forrozeiros. Nos palcos ‘Parafuso’ e ‘Bodódromo’ estão marcadas apresentações de trios de forró pé de serra.

Galante 

Arraiá de Cumpade, em Galante (PB) – Foto:Teresa Duarte

O Arraiá de Cumpade inicia a sua temporada 2019 em grande estilo, nesse sãbado, dia (8) de junho, tendo como convidado do Cumpade João, ‘Santanna, o Cantador’, um dos principais nomes da música popular nordestina. Para a apresentação, o artista cearense promete um repertório cheio de clássicos da cultura local, como ‘Xote Universitário’, ‘Lápis de Cor’, ‘Se Avexe Não’, ‘Tamborete de Forró’ e, claro, ‘Anamaria’, primeira música que o fez ser reconhecido nacionalmente, em 2001. O Arraiá de Cumpade é realizado na Fazenda Olho D’Água, em Galante, Distrito de Campina Grande e a programação começa às 11h, com a apresentação do anfitrião Cumpade João, que esquentará o pavilhão com um repertório que resgata a musicalidade do Nordeste e ainda contempla expressões culturais de outras regiões do Brasil. Trios de forró pé de serra também vão se revezar no palco principal e em ilhas.

Areia 

Restaurante Vó Maria, em Areia (PB) – Foto: Teresa Duarte

O Restaurante Rural Vó Maria, localizado na Comunidade Chã de Jardim, no município de Areia, lançou na última semana o “Esquenta do Arraiá do Vó Maria”. O espaço, que também é destinado para grupos que queiram agendar sua confraternização junina, oferece nesse período o café matuto, almoço regional, café da tarde junino. Tudo regado com comidas típicas, forró pé de serra e quadrilha. Contato 83 999982597

Assustado

Assustado da Ruth Avelino – Imagem: Divulgação

Hoje, dia (7) de junho, a partir das 21h, será realizado mais um Assustado super alto astral no Clube Cabo Branco. No repertório, os clássicos da discoteca, pop rock nacional e internacional, forró, lambada, carimbó e outros rítmos dos anos 70 e 80. O Assustado, que completou 19 anos, se tornou uma grande reunião de amigos e amigos dos amigos, de todas as idades, que curtem as músicas que fizeram sucesso nos anos 70 e 80. Aquelas músicas que as pessoas raramente escutam no toca-fitas de seus carros e que, certamente, marcaram algum momento de suas vidas.

 

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here