por Teresa Duarte teresaduarte2@hotmail.com

Alagoa Grande

A temporada 2018 da Rota Cultural Caminhos do Frio será encerrada neste final de semana em Alagoa Grande. Tendo como tema “Rota cultura Jackson do Pandeiro”, na programação de encerramento haverá os shows de Niedson Lua e Rota Musical. A Rota Cultural Caminhos do Frio é uma realização do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano com os nove municípios integrantes que são Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Bananeiras, Remígio, Alagoa Nova e Alagoa Grande.

Cabaceiras (PB) – Foto: Divulgação

Cabaceiras

“Salambaia: rochas, plantas e água” é o nome do novo produto turístico rural e pedagógico na Paraíba, que será lançado hoje na fazenda Salambaia, onde se desenvolve há mais de um ano o projeto “Geoparque do Cariri” no município de Cabaceiras. O evento é realizado em parceria com o Laboratório de Estudos do Semi-Árido (Laesa/UFPB), através do Centro de Ciências Exatas e da Natureza e do Centro de Ciências Aplicadas da Educação da UFPB cuja finalidade é abrir o ambiente para aulas de campo e também para estudos em doutorado e mestrado, tanto para pesquisadores da UFPB como do IFPB, em plantas e solos. A programação será iniciada às 9h com apresentação da fazenda Salambaia e dos trabalhos acadêmicos realizados no local, apresentação do Grupo Sons do Silêncio e exposição do artesanato regional com a participação das crocheteiras do Lagedo do Marinho e das Cabritas de Boa Vista. Tudo regado a coffee Break e almoço na base da carne de bode e galinha de capoeira, acompanhado do xixi de cabrita (cachaça), que são os principais alimentos e bebida da região.

3ª Edição da Rota do Bem Estar e do Projeto “Turismo de saúde no Brejo paraibano – Imagem: Divulgação

Areia 

Nos dias (29) e (30) de setembro de 2018, na Pousada Villa Real, na cidade de Areia/PB, acontecerá a 3ª Edição da Rota do Bem-Estar. O evento se propõe a introduzir o turismo de saúde nas cidades do interior da Paraíba, como também, a estimular a economia criativa, acreditando no potencial da região e o esforço coletivo. Informações: e-mail: rotadobemestar@gmail.com ou nos fones: (83) 998314329 Patricia Gigliola / (83) 986158110 – Evangelina Etchebest.

Pavimentação da PB-073 – Foto: Divulgação

Sapé 

Sapé vai ganhar dentro de mais alguns dias um binário destinado a facilitar o trânsito de veículos no centro da cidade, que atualmente tem uma circulação média de 1.800 veículos entre automóveis, ônibus, caminhões e motos. É mais uma obra de mobilidade urbana construída pelo Governo do Estado, visando solucionar um problema crônico de congestionamento na travessia da cidade, com impactos negativos para os condutores de veículos e pedestres. O binário consiste na pavimentação asfáltica do prolongamento da Avenida Comendador Renato Ribeiro Coutinho e no recapeamento da Avenida Capitão Félix Antônio, que dividirão o fluxo do tráfego com o segmento urbano da rodovia PB-073. Com uma extensão de 4,4 km de extensão, o Governo do Estado está investindo na obra R$ 1.630.252,49, com recursos próprios, proporcionando mais conforto, agilidade e segurança aos usuários da PB-073 e incrementando o turismo para o Brejo e outras regiões do Estado.

Espaço Sebrea, no Festiva JPA, em João Pessoa – Imagem: Divulgação

João Pessoa

O Sebrae da Paraíba participará mais uma vez do Festival de Turismo de João Pessoa, evento que será realizado no Centro de Convenções da capital paraibana nos dias 19 e 20 de outubro. Na oportunidade, os visitantes poderão conhecer diversas modalidades e roteiros do turismo criativo paraibano. O Espaço Sebrae contará com 20 balcões para exposição das Instâncias de Governança – Fóruns de Turismo da Paraíba e 30 prateleiras para os municípios apresentarem a sua produção associadas ao Turismo.