Paraíba recebe Selo do Novo Prodetur + Turismo com maior volume de recursos do Brasil

0
Senador Veneziano Vital do Rêgo, governador eleito da Paraíba, João Azevedo recebendo das mão do atual ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, o Selo do Novo Prodetur + Turismo e o Procurador Geral do Estado, Gilberto Carneiro - Foto: Roberto Castro/MTur/Divulgação

por Alessandra Lontra

No final da tarde dessa quarta-feira, (12) de dezembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), o governador eleito da Paraíba, João Azevedo recebeu das mãos do atual ministro do Turismo, Vinícius Lummertz o Selo do Novo Prodetur + Mais Turismo. Estavam presentes acompanhando o governador o diretor de Inteligência competitiva da Embratur, Gilson Lira, do Procurador Geral do Estado, Gilberto Carneiro e do senador eleito, Veneziano Vital do Rego

O documento foi elaborado e submetido à análise do Ministério do Turismo pela equipe técnica da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico por meio da sua secretaria Executiva de Turismo. O Selo garante prioridade na análise pelo BNDES do projeto de R$ 283 milhões para investimentos principalmente em infraestrutura turística.

Segundo Lummertz, “é o pedido com o maior volume de recursos e tem perspectivas reais de mudar o patamar do turismo no estado, que tem um enorme potencial para se firmar entre os principais destinos do Brasil no cenário doméstico e internacional”.

O governador eleito enalteceu os trabalhos desenvolvidos pelos secretários do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Zenildo Oliveira e Ivan Burity, que garantiram a habilitação da Paraíba no estudo de projetos relacionados ao setor.

“A convite do ministro Vinícius Lummertz, recebi o selo dado ao projeto na área do turismo apresentado pela Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba. Quero parabenizar os secretários Zenildo Oliveira e Ivan Burity pelo grande trabalho de resgate das propostas do Prodetur que culminou com a aprovação junto ao programa + Turismo. Parabéns a toda a equipe. Este selo permitirá, no futuro, o pleito para financiamentos para a implantação do projeto”, declarou.

O senador eleito, Veneziano Vital do Rêgo ressaltou, que a conquista desse Selo demonstra o comprometimento dos técnicos da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, por meio da secretaria Executiva de Turismo, na apresentação dos projetos conforme as condições pré-estabelecidas pelo Ministério do Turismo. “A gente fica honrado, feliz. Temos que cumprimentar a todos do governo do Estado, por meio do governador eleito João Azevedo e do governador Ricardo Coutinho, porque  começaremos 2019 com perspectivas extremamente salutares para o Turismo da Paraíba”, pontuou Veneziano.

Os recursos serão alocados para os municípios que faziam parte do Prodetur II (Costa das Piscinas), que são: Cabedelo, João Pessoa, Conde, Pitimbu e Bayeux.

O Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo) surge para apoiar estados e municípios no acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados de instituições parcerias como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Este slideshow necessita de JavaScript.