Sexta-feira 19 de Abril de 2024 18:59

Coluna “Paraíba de Todos os Cantos” por Teresa Duarte em (16) de agosto

Circuito Som das Pedras

A Paraíba dá mais um passo a frente no incentivo ao turismo, economia e cultura, unindo à beleza dos lajedos do interior da Paraíba a música de qualidade, com o “Circuito Som das Pedras” lançado na última (14). O circuito, que é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, envolve dez prefeituras do cariri e do sertão da Paraíba, cujo objetivo é valorizar o potencial natural dos lajedos, os artistas da terra e a cultura popular. O Circuito foi lançado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura. O circuito será realizado no período de 31 de agosto a 23 de novembro, percorrendo os municípios de Juru – Lameiro da Laje Grande (31 de agosto, às 17h), Teixeira – Pedra do Tendó (02 de setembro, às 16h30), Maturéia – Pedra do Caboclo (7 de setembro, às 16h30), Monteiro – Laje das Moças (21 de setembro, às 16h30), Princesa Isabel – Pedra do Guiné (5 de outubro), Congo – Lajedo da Barriguda (12 de outubro, às 16h30) , Cabaceiras – Lajedo Salambaia (26 de setembro, às 16h30), Serra Grande – Lajedo da Paixão (9 de novembro, às 17h) , Queimadas – Caverna da Loca e Pedra do Vento (16 de novembro, às 17h) e Boqueirão – Lajedo do Marinho (dia 23 de novembro, às 17h).

Remígio 

O município de Remígio encerra neste final de semana a programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2019. O destaque da programação musical foi o cantor Geraldo Azevedo que se apresentou na última terça-feira e até o próximo domingo na cidade acontecem visitações a sítios agroecológicos, oficinas, trilhas, desfile cultural, feira de agricultura familiar, tenda eletrônica, encontro de dança de rua e corridas.

Alagoa Nova

Rota Cultural Caminhos do Frio 2019 chega em Alagoa Nova – Foto: Divulgação

A programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2019 chega ao município de Alagoa Nova, a partir da próxima segunda-feira (19) tendo como tema “Alagoa Nova: Celebrando Jackson do Pandeiro com Galinha, Cachaça e Arte na Praça”. A programação conta com oficinas, trilhas ecológicas, passeio ciclístico, mototrilha, exposições, exporural, visita a engenho , farinhada no sítio, feira de artesanato, feira gastronômica, dança, teatro, música, literatura e shows musicais. O evento é uma realização do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo paraibano, contando com apoio do Governo do Estado através da EPC – Empresa Paraibana de Comunicação, através do Jornal A União e Rádio Tabajara. A Rota Cultural segue para o município de Alagoa Grande de (26 de agosto a 1º de setembro) encerrando a programação da temporada 2019.

Areia

Novos quiosques em frente ao Restaurante Vó Maria, na Comunidade Chã de Jardim, em Areia (PB)

A criatividade dos investidores no município de Areia, região do Brejo paraibano, é uma constante. A partir de amanhã o município conta com mais um atrativo, trata-se da Vila Empreendedora da Chã de Jardim, que será inaugurada às 10h e contará com seis quiosques instalados na frente do Restaurante Vó Maria. A vila foi construída com material sustentável feito com o bambu, onde estarão a venda para os turistas o licor caseiro, diversos tipos de castanhas aproveitadas com a produção da polpa de fruta, lembrancinhas que o turista poderá levar como lembrança do município, os mais variados doces produzidos na Chã de Jardim, adubo orgânico produzido a partir do reaproveitamento do que sobra dos frutos onde se extrai a polpa, entre outros. Informações: (83) 99998-2597.

João Pessoa

Praia do Seixas, em João Pessoa (PB) – Foto: Divulgação

Um Projeto de Lei que institui como ‘Polo Gastronômico Mais Oriental das Américas’ os bares e restaurantes compreendidos na Praia do Seixas, foi aprovado na última quarta-feira (14), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). De acordo com a nova norma, o Polo Gastronômico de João Pessoa fica compreendido no espaço urbano que abrange as ruas dos Pescadores, dos Camarões, das Lagostas, das Arabaianas, dos Cajueiros, do Maceió, Estrela do Mar, das Falésias, localizadas da Praia do Seixas, e logradouros adjacentes. Os estabelecimentos instalados na área poderão utilizar a denominação ‘Polo Gastronômico Mais Oriental das Américas’ como referência.