Coluna “Paraíba de Todos os Cantos” por Teresa Duarte em (28) de junho

0
Alceu Valença / divulgação

Confira a Coluna “Paraíba de Todos os Cantos”

por Teresa Duarte

Galante
No Distrito de Galante, em Campina Grande, o Arraiá de Cumpade encerra a temporada 2018 em grande estilo tendo como convidado especial do Cumpade João o cantor Alceu Valença. O evento tem início às 11h e se estende até 17h na Fazenda Olho D’Água. Como de costume, durante todo o evento, grupos de pé de serra se revezam para garantir que o forró não pare um instante sequer. Em meio à essa maratona, o Cumpade João, anfitrião do Arraiá, sobe ao palco para embalar o público presente com um repertório que mergulha nas raízes regionais, contando ainda com o reforço de um grande nome da música nordestina, como Ton Oliveira.. O passaporte individual para curtir o Arraiá está custando R$125, e dá direito ao serviço open bar (cerveja, cachaça, caipirinha, refrigerante, suco, água e café), apresentações culturais e visitação à Divina Vila.

Casarios de Areia / O Concierge

Areia
Começa na próxima segunda-feira no município de Areia edição 2018 da Rota Cultural Caminhos do Frio. Com o tema “Frio Cachaça e Arte” a programação segue até o dia 8, contando com trilhas ecológicas e de jeep, passeio a cavalo, exposições de artes, teatro, dança e violão, oficinas de gastronomia, sarau, feira de antiguidades, entrega de Comenda Pedro Américo para personalidades que contribuem para o desenvolvimento do turismo na região, shows e apresentações culturais, além de diversas oficinas cujo objetivo é a oportunidade de descoberta de novas habilidades. As oficinas são realizadas em parceria com a Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia – Atura/PB e as inscrições acontecerão entre os dias 03 a 08 próximos no Casarão José Rufino, no período das 08h às 17h. A programação cultural dos municípios participantes da Rota Cultural Caminhos do Frio foi anunciada ontem no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa. O evento será realizado em Areia (02 a 08 de Julho), Pilões (09 a 15 de Julho), Matinhas (15 a 22 de Julho), Solânea (23 a 29 de Julho), Serraria (30 a 05 de Agosto), Bananeiras (06 a 12 de Agosto), Remígio (13 a 19 de Agosto), Alagoa Nova (20 a 26 de Agosto), encerrando no município de Alagoa Grande (27 a 02 de Setembro)

Conde
A 5ª edição do Festival Gastronômico Sabores e Saberes da Costa do Conde será iniciada na próxima quarta-feira e se realizará até o próximo dia 15. O evento é uma realização da Associação Comercial Industrial e de Serviços do Conde (ACIC), contando com apoio do Governo do Estado, por meio da PBTur, prefeitura municipal do Conde e da Agência de Desenvolvimento Regional Sul do Sebrae Paraíba.

divulgação

Itabaiana
O I Festival de Jazz e Blues Sivuca será realizado hoje e amanhã, no município de Itabaiana, que fica a 70 Km da capital João Pessoa. Na programação, que será oferecida gratuitamente para a população do município e da região do Vale do Paraíba, contará com oficinas e fóruns sobre a música, visando acima de tudo exaltar o nome do grande mestre do acordeom, Sivuca, que é filho ilustre da cidade de Itabaiana. O evento é realizado pela ONG de Itabaiana, Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba (Sarvap).

divulgação

Caiçara
Com o tema “São Pedro das Sanfonas” o município de Caiçara realizara realiza hoje e amanhã a 29ª festa de São Pedro. O instrumento estará em evidência no forró pé de serra que ocorrerá a partir das 16h nos dois dias, como também nas três atrações do dia 30, Paroara do Acordeon, Ítalo e Reno e Os Três do Nordeste. Hoje ocorrerá um grande festival de quadrilhas juninas. A festa também renderá homenagem ao mais importante instrumento musical da cultura nordestina, destacando a sanfona na sua decoração e em homenagens a sanfoneiros de destaque nacional. A festa este ano integra o “Circuito Junino do Brejo”, no qual já se deram festividades nas cidades de Serraria, Borborema, Bananeiras, Solânea e que se encerra semana que vem em Belém.