Coluna “Paraíba de Todos os Cantos” por Teresa Duarte em (14) de junho de 2019

0
Quilombo Caiana dos Crioulos, Vivenciando Caiana - Foto: Acervo de Caiana dos Crioulos

Por Teresa Duarte                                                                 teresaduarte2@hotmail.com

Artesanato 

Artesanato – Foto: Teresa Duarte

A 30ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba, que tem como tema “Labirinto – A Arte que Une Gerações” foi aberta na última quarta-feira e está aberta ao público até o dia (30) próximo, no período das 15h às 22h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Unifacisa. Ao chegar à sua 30ª edição, o Salão do Artesanato da Paraíba terá como principais novidades a ampliação do espaço e o fortalecimento da responsabilidade social e ambiental. A entrada ao evento é possível mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação será entregue a instituições carentes em uma parceria entre o Governo do Estado e a Diocese de Campina Grande. O Salão do Artesanato da Paraíba, é realizado pela Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde)/Programa do Artesanato da Paraíba (PAP).

Santa Luzia

São João em Santa Luzia – Foto: Divulgação

Um grupo de jornalistas de João Pessoa estará na cidade de Santa Luzia para acompanhar os festejos juninos a convite da Santura – Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia. O evento será realizado de (21) a (23) de junho. Já estão nove profissionais, que serão recebidos pela família da presidente da Santura, Regina Amorim, como acontece com a maioria das pessoas que brincam o “São João das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia”. A EPC – Empresa Paraibana de Comunicação, fará parte da comitiva de jornalistas, através da Rádio Tabajara e jornal A União.

Galante

Cumpade João e Isaac Batista, do Arraiá de Cumpade – Foto: Teresa Duarte

O Arraiá de Cumpade, que tem como atrações convidadas pelo Cumpade João neste final de semana o cantor Flavio José (sábado 15/06) e a Banda Magníficos (domingo 16/06). O Arraiá de Cumpade acontece na Fazenda Olho D’Água, em Galante, distrito de Campina Grande e a programação começa às 11h, com a apresentação do anfitrião Cumpade João, que esquentará o pavilhão com um repertório que resgata a musicalidade do Nordeste e ainda contempla expressões culturais de outras regiões do Brasil. Trios de forró pé de serra também vão se revezar no palco principal e em ilhas.

Campina Grande

Locomotiva Trem nos Trilhos – Foto: Divulgação

Forró, xote, baião e muita alegria na mais tradicional viagem de trem do interior do Brasil neste sábado (15) e domingo (16), no “Trem nos Trilhos”,  que leva todos os anos os forrozeiros da cidade de Campina Grande para o distrito de Galante, num percurso ferroviário de 18 km. Os passeios cheios dos ritmos mais tradicionais do Nordeste atraem turistas de todo o país. O trem tem saídas previstas para as 10h, da Estação Velha, atual Museu do Algodão, em Campina Grande e o retorno está marcado para as 15h. Na Estação Velha, os férreos-forrozeiros do Forró nos Trilhos serão recepcionados grupos folclóricos e trios de forró. Artesãos estarão expondo seus trabalhos para quem quiser levar uma lembrança da terra do Maior São João do Mundo. No interior do trem, cada vagão tem um trio de forró pé-de-serra com sanfona, triângulo e zabumba tocando sem parar durante a ida e volta. Em Galante, uma grande estrutura foi montada para receber os férreos-forrozeiros, que conta com palco para apresentação de shows e ilhas forró para quem prefere o forró de raiz. A gastronomia paraibana e regional também estará presente em vários restaurantes e barracas de comidas típicas. Um verdadeiro convite ao sabor inesquecível da Paraíba.

Alagoa Grande 

Quilombo Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande – Foto: Teresa Duarte

No próximo domingo tem Vivenciando Caiana dos Crioulos, no Quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande, região do Brejo paraibano. A programação, que será iniciada às 8h, conta com apresentações de quadrilhas juninas, comidas típicas, fogueiras e  Ciranda e Coco de Roda. Informações: (83) 99128-4205 ou (83) 99986-0233.

 

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here