“Turismólogo: Profissional que estuda a ciência da turismologia; profissional especializado no estudo do turismo enquanto fato social”

Artigo

O QUE É?

Turismologia é a ciência que estuda os elementos turísticos e relaciona-os ao contexto social e econômico. Turismólogo é o profissional que observa, estuda e analisa os fenômenos turísticos em sua totalidade. O turismo é um fenômeno socioeconômico, cultural e político que promove o deslocamento de pessoas, por motivos variados. É esse profissional que fica responsável por elaborar as políticas de turismo e por planejar a organização do espaço a ser explorado, sempre levando em consideração todos os fatores culturais, físicos, socioeconômicos, para que esta exploração seja menos predatória possível. É o turismólogo quem planeja e coordena o tipo de turismo mais adequado à cada local, dependendo do público-alvo, das características da região e de outras informações coletadas através de pesquisas.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?

Para ser um turismólogo é necessário que o profissional entenda da realidade socioeconômica de um país, e que domine conceitos de geografia que são dados durante o curso. Outras características interessantes são:

disciplina
responsabilidade
agilidade
visão de projeto
capacidade de concentração
capacidade de observação
metodologia
dinamismo
capacidade de interpretar dados numéricos

QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?

Para ser um turismólogo é necessário diploma de curso superior em Turismo. O curso de turismo visa formar um profissional completo, capaz de estabelecer relações entre todas as fases do processo turístico, que domine conhecimentos sobre geografia, cartografia, relações pessoais, hotelaria, formação do patrimônio histórico, sistemas de transportes, etc. Algumas matérias que fazem parte da grade curricular do curso são: política e administração, língua portuguesa, história e cultura da comunicação, metodologia da pesquisa em turismo, fundamentos geográficos do turismo, hotelaria, sociologia do lazer e do turismo, análise microeconômica do turismo, noções de direito e legislação, meio ambiente e patrimônio natural, entre outras.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

O campo de trabalho para o turismólogo é muito amplo. Algumas das principais atividades desse profissional são:

analisar as características da região
realizar pesquisas de mercado para saber o interesse das pessoas, e relacionar o público- alvo de cada tipo de turismo
elaborar a política de turismo de maneira consciente levando em conta todos os fatores ambientais, culturais, sociais, etc
estabelecer planejamento turístico de uma região levando em conta os seus aspectos físicos e geográficos, o público-alvo, a infra-estrutura necessária, e muitos outros dados obtidos através de observação e pesquisa
gerenciar a construção da infra-estrutura necessária
realizar estudos sobre a legislação turística
planejar eventos turísticos
planeja desenvolvimento de projetos turísticos, procura parceiros e patrocinadores
pode trabalhar em qualquer parte do gerenciamento de estabelecimentos hoteleiros, ou seja, com a administração, organização, técnicas operacionais, gerenciamento de funcionários, etc

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

O turismo é um fenômeno social, econômico e político que gera o movimento de pessoas. Esse movimento pode ser relacionado ao lazer, aos negócios, à medicina, à religião, etc. Alguns tipos de turismo são:

turismo de lazer ou de massa: voltado para o lazer e divertimento das pessoas, é mais convencional, passivo e sazonal. No Brasil, esse tipo de turismo ocorre muito em direção do Nordeste e dos balneários mais conhecidos
turismo ecológico: ou ecoturismo, voltado para a apreciação dos ecossistemas no estado natural e das populações nativas. Alguns exemplos no Brasil são: Bonito (MS), Chapada dos Veadeiros (GO), Brotas (SP), Angra dos Reis e Ilha Grande (RJ)
agroturismo: turismo praticado no meio rural, geralmente está ligado à atividades como a agricultura, agroecologia, ecoturismo e educação ambiental
turismo religioso: turismo motivado pela fé e está intimamente ligado com o calendário religioso. É exemplo de turismo religioso a cidade de Aparecida (SP)
turismo cultural: turismo movimentado por encontros artísticos, científicos, de formação ou informação
turismo de negócios: é o turismo movimentado pelo profissionalismo e pelos negócios. No Brasil, um foco de atração de turistas pelo trabalho é a cidade de São Paulo
turismo medicinal: é movimentada por motivos médicos e tratamentos. São exemplos desse tipo de turismo: Águas de São Pedro (SP) e Poços de Caldas (MG)

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para o turismólogo é muito amplo, pois existem, no Brasil, muitos lugares que movimentam o turismo, em várias modalidades. Para que o profissional se destaque no trabalho, é muito interessante que ele se atualize constantemente por meio de cursos e especializações. O domínio sobre o inglês ou outro idioma estrangeiro é imprescindível.

CURIOSIDADES

O turismo surgiu no século XIX como um deslocamento, cuja finalidade principal era o ócio, o descanso, os negócios, a cultura, a saúde, etc. Não obstante, o turismo tem antecedentes. Na Idade Antiga, na Grécia, dava-se grande importância ao tempo que se dedicava à cultura. Exemplos mais comuns de “turismo” nessa época eram os deslocamentos para assistir as olimpíadas e as peregrinações religiosas. Já em Roma, as formas de lazer mais comuns eram as termas (banhos públicos) e os grandes espetáculos. Os romanos realizavam habituais deslocamentos á costa, devido à prosperidade econômica e ao tempo livre (Pax Romana, período de paz depois da expansão territorial). Durante a Idade Média, o turismo retrocedeu, devido às sucessivas crises, à peste negra e às guerras. As Cruzadas e os deslocamentos islâmicos são os maiores exemplos de “turismo” da época. É na Idade Moderna que surgem os primeiros alojamentos com nome de hotéis, e o “turismo” começa a ganhar uma forma mais concisa, torna-se cada vez mais comum que os jovens abastados fossem estudar no exterior e que fizessem um “tour” depois do término dos estudos, principalmente pela Europa. O turismo médico também começou a surgir nessa época, inclusive porque os benefícios dos banhos de lama foram descobertos. Com a consolidação da burguesia na Idade Moderna, o turismo ganhou as características básicas atuais e se desenvolveu muito.
O termo turismólogo surgiu só no início dos anos 70, para normatizar a categoria de profissionais, que já demonstrava imenso potencial de crescimento.

Fonte: Redação Brasil Profissões
Foto: Reprodução