Turismo marca presença em Festival Internacional da Amazônia

0
41
Estação das Docas , Belém (PA) - Imagem: Divulgação

Mapa do Turismo Brasileiro e projetos de qualificação profissional do MTur serão apresentados no Festival. Evento é gratuito e aberto ao público

Exposições, seminários, promoção de destinos e da gastronomia paraense são algumas das atrações que vão movimentar a oitava edição Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA). O evento, que contará com a participação do Ministério do Turismo em debates sobre o setor, será realizado de (21) a (24) de setembro em Belém.

A secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, fará a abertura do III Fórum de Gestores Municipais, na quinta-feira, (21). Ela falará sobre os projetos de qualificação que estão em andamento no MTur, a exemplo do Brasil Braços Abertos, plataforma de ensino a distância com mais de 16 mil inscritos em todo o país. O MedioTec, com 10 mil vagas abertas, e o programa de Qualificação Internacional, no qual foram concedidas 104 bolsas de estudos no Reino Unido para alunos brasileiros, também estão na pauta.

O Mapa Brasileiro do Turismo, cuja versão 2017 foi divulgada na semana passada pelo MTur, será assunto da apresentação coordenador geral de Mapeamento e Gestão Territorial, Leonardo Riul, também no dia (21). Ele vai mostra que o novo mapa cresceu 51% em relação à versão de 2016, incorporando 1.110 novos municípios com potencial para o desenvolvimento do turismo. O número de regiões turísticas também foi ampliado de 291 para 328 em todo o país. No Pará, o mapa do turismo conta com 129 municípios com potencial para o desenvolvimento do turismo, 64 a mais em relação à versão de 2016.

21 09 17 Pato Tucupi JoAo RamidCrédito: João Ramid

NOVIDADES – No novo formato evento, organizado pela Secretaria de Turismo do Pará, a Fita traz também a Mostra Gastronômica do Pará e a Oca do Conhecimento. A gastronomia paraense foi a mais bem avaliada – quase 100% de aprovação – pelo turista estrangeiro que visitou o Brasil no ano passado. Serão apresentados iguarias e produtos gourmet que tanto encantam o turista que visita o estado. Na Oca, programados eventos técnicos como a Convenção dos Turismólogos, e o Seminário de Cooperação Pan-Amazônica para desenvolvimento do turismo e gastronomia.

A feira, que tem entrada franca, contará ainda com estandes das seis regiões turísticas do Pará: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu.

Ascom MTur