Encontro ocorre paralelamente ao Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu

Por Gustavo Braga

Representantes do Ministério do Turismo e dos governos estaduais estão reunidos em Foz do Iguaçu (PR) para debater o fortalecimento das instâncias de governança regionais no turismo. O 25º Encontro dos Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo, realizado em parceria com a Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná e com a Paraná Turismo segue até sexta (17) e faz parte das atividades do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) – que estabelece diretrizes e políticas para estruturar, qualificar e diversificar a oferta turística brasileira.

A escolha do município de Foz do Iguaçu levou em conta a realização simultânea da Feira de Turismo das Cataratas, possibilitando maior integração entre os participantes dos dois eventos. A expectativa é que, ao final do encontro, os profissionais terão elementos para iniciar o planejamento da coordenação entre Governo Federal, estados e municípios no apoio e criação de instâncias de governança do setor em todo o país.

A coordenadora geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, Gabrielle Nunes de Andrade, é uma das moderadoras dos debates e coordenará a atividade para levantamento da situação das instâncias governamentais dos estados. A reunião incluirá também apresentações de representantes estaduais e visita técnica à Usina de Itaipu e ao Parque Nacional Iguaçu.

“As atividades realizadas demonstram o papel articulador e de apoio do Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo, aos estados, municípios e suas regiões turísticas”, explica Gabrielle. A coordenadora destaca ainda que as áreas do MTur responsáveis pela gestão e acompanhamento do PRT vêm propondo a realização de encontros ao longo dos anos, para articular e promover a integração e ampliação de conhecimento entre os estados e municípios.

Acesse a programação completa do encontro