Por Alessandra Lontra

Que tal se você pudesse aliar hospedagem, arte e gastronomia num só lugar?  Esta foi exatamente, a proposta do Hotel Fazenda Triunfo neste feriado de Tiradentes, ao convidar o artista plástico paraibano Tito Lobo que trouxe  a exposição “Guardião das Cores” para ser apreciada no restaurante Azul. Tito, com sua arte Naif, que não se limita a convenções, pinta telas abstratas passeando pelo impressionismo e dando relevância às cores intensas.

IMG_0003
Restaurante Azul

Durante esses dias de feriado, os hóspedes puderam degustar, além de um delicioso café da manhã, um buffet de massas, à noite, ao som de uma boa música. Também puderam alimentar a alma, contemplando as obras de arte que ficaram expostas no restaurante e desfrutar de momento de muita paz e relaxamento, sem as interferências, nem a correria do dia a dia, na Capital.

Dentre as atividades do fim de semana, aconteceram oficinas de pintura e de cobrir botões usando miniaturas das obras do Tito impressas em serigrafia, num espaço onde os hóspedes e visitantes também puderam comprar as mais variadas peças do artista encurtando, assim, a distância entre o artista e o público que aprecia uma boa arte.

A ideia foi tão bem aceita que, além dos hóspedes, um grupo de alunos da cidade de Picuí, Seridó paraibano, foi visitar a exposição e conhecer de perto as obras e o artista plástico que os recebeu com toda atenção e carinho. Com certeza, foi um momento único para essas crianças que, a partir daquele dia, tenho certeza, terão um novo olhar para a cultura.

IMG_0053
Tito Lobo

Tito Lobo é um artista bem humorado, alto astral, que vive da sua arte e que, por meio dela, já conheceu e expôs em vários países do mundo. Lobo tem um acervo de mais de 380 obras e quer ser um “imortal”.

Interiorizar a arte por meio de eventos dessa natureza, principalmente na cidade de Areia, é trazer de volta o passado áureo da cultura. Areia é uma cidade que fica no Brejo paraibano, tem clima ameno e natureza exuberante, que a tornam muito charmosa; mas, é conhecida, principalmente, por suas riquezas culturais. A cidade respira cultura. Terra natal do pintor Pedro Américo, famoso pela obra “O Grito do Ipiranga”, encomendada a ele por Dom Pedro II, cujo original encontra-se no Museu do Ipiranga em São Paulo e do escritor José Américo de Almeida, Areia conserva, ainda, seus casarões do século XIX. Por isso, tornou-se a primeira cidade paraibana a ter seu Conjunto Histórico e Urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

O evento  surgiu da ideia dos consultores Mirian Rocha e Carlos Almeida, da ACG Turística, em promover a arte no interior, utilizando o meio de hospedagem como uma ponte entre o turista e a arte. O objetivo dessa ação também é promover o desenvolvimento econômico dos setores das artes plásticas, do turismo e da gastronomia, e faz parte do turismo de experiência, com produção associada ao turismo, iniciativa do Sebrae-PB, por meio da sua Gestora de Turismo, Regina Amorim.

Dilene Albuquerque, sócia-proprietária do Hotel Fazenda Triunfo, contou-me que aliar arte ao hotel é um antigo sonho dela e que, agora, com o sucesso dessa primeira exposição no hotel, dará prosseguimento ao Projeto, inclusive, com possibilidades de ampliar a ação para o mercado nacional.

Mais informações sobre o hotel e o artista plástico, Tito Lobo:

Homepage: http://www.hoteltriunfo.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/HotelTriunfo
Tito Lobo – Artista Plástico
Facebook: http://www.facebook.com/titolobo.lobo

*Viajei a convite da Gestora de Turismo do SEBRAE PB, Regina Amorim
Mais fotos:
IMG_0006
IMG_0007
IMG_0015
IMG_0018
IMG_0019
IMG_0028
IMG_0039
IMG_0041
IMG_0048
IMG_0050
IMG_0066

Artigo anteriorEmpreendedorismo criativo
Próximo artigoMaravilha natural Foz do Iguaçu
Alessandra Lontra
É formada em Marketing Estratégico, em Produção de eventos pela COMUNIK DO BRASIL, em Educação Fiscal pela Escola de Administração Fazendária e em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura pela COMUNA S/A e MinC. Atua na área do Turismo há mais de 35 anos, tendo iniciado sua carreira na hotelaria. Trabalhou em agências e Operadoras de Turismo como Gerente Comercial, tendo desenvolvido diversos produtos. Atuou como interlocutora/coordenadora/ representante do Nordeste do Grupo Gestor de João Pessoa dos "65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional", projeto Federal do Ministério do Turismo com apoio do SEBRAE Nacional, Instituto Marca Brasil e Fundação Getúlio Vargas. Foi Diretora Cultural do Instituto Brasileiro de Formação Educacional e Cultural de Brasília, DF - IBRAFEC, foi diretora Comercial da Bora Ali Produções, Marketing, Consultoria & Eventos. Atualmente é diretora de Marketing do site e revista "O Concierge" e escreve neste Blog .