Toroh Festival celebra Dia da Música 2017 no Centro Histórico

0
397
Toroh Festival #1 - Imagem: Divulgação

Sete bandas se apresentam no evento com entrada gratuita

Em pleno sábado de São João (24), uma boa alternativa aos festejos tradicionais da capital paraibana é o Toroh Festival #1, realizado pela Toroh Música&Cultura, a partir das 20h, no Centro Cultural Espaço Mundo. Integrado ao Dia da Música, o line-up do festival conta com as bandas paraibanas Augustine Azul, Parahyba Ska Jazz Foundation, Hazamat, Vieira e Benzine e ainda com as bandas Kalouv (PE) e Talma&Gadelha (RN). A entrada é gratuita, mediante disponibilidade de senhas na bilheteria do local.

Parte das bandas que tocam tem ligação direta com a Toroh, um blend de agência e produtora criada em 2016 que apresenta um crescente casting de artistas paraibanos independentes com qualidade artística e diversidade cultural. A programação, além de valorizar a produção local, também fortalece o intercâmbio com estados vizinhos, trazendo atrações do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

O Dia da Música é um festival em rede inspirado pela Fête de la Musique, que acontece na França há mais de três décadas. Na última edição no Brasil, em 2016, o festival ocupou 37 cidades com 343 shows em 90 palcos, que receberam mais de 30 mil pessoas.

Augustine Azul - Rádio Layback - Imagem: Divulgação
Augustine Azul – Rádio Layback – Imagem: Divulgação

Augustine Azul

Um dos nomes mais expressivos da nova safra da música paraibana, a banda instrumental Augustine Azul traz influências do rock progressivo, blues, stoner, jazz e funk em uma sonoridade densa, agressiva e psicodélica. O grupo já participou de importantes festivais independentes, realizou duas turnês pelo sudeste do país e lançou seu segundo trabalho “Lombramorfose” (2016), pelo selo francês More Fuzz Records, nas principais plataformas digitais, CD e brevemente em vinil.

Talma & Gadelha - Foto Mylena Sousa / Divulgação
Talma & Gadelha – Foto Mylena Sousa / Divulgação

Talma & Gadelha (RN)

Com 6 anos de carreira, 3 CDs lançados, 7 Clipes e vários shows pelo Brasil, a Talma&;Gadelha é uma das bandas mais emblemáticas e atuantes do Rio Grande do Norte. A banda surgiu em 2011, unindo os talentos de dois cantores e compositores potiguares: Simona Talma e Luiz Gadelha, e seu som pode ser caracterizado como eclético e pop, com acidez rock.

Parahyba Ska Jazz Foundation - Thiago Nozi / Divulgação
Parahyba Ska Jazz Foundation – Thiago Nozi / Divulgação

Parahyba Ska Jazz Foundation

Criada em 2014, a PSJF surge através da busca de seus membros em fazerem algo diferente no cenário musical paraibano, bebendo da fonte Jamaicana do SKA e da essência do JAZZ. Com um naipe de metais cheio de frases fortes e uma cozinha consistente e marcante, o grupo instrumental se destaca também pelos improvisos que permeiam as músicas. Em seu repertório estão música autorais e grandes clássicos do Ska e do Reggae, sempre com a pegada “ska-jazz” cheia de energia e vibração dançante que contagia o público durante seus shows.

hazamat - Foto: Rafael Mendes / Divulgação
hazamat – Foto: Rafael Mendes / Divulgação

Hazamat

Em atividade desde 2010, a Hazamat possui referências musicais que passam pelo rock alternativo, metal, punk, pop, progressivo e até a música popular brasileira. O resultado é uma sonoridade pesada, mas com espaço para passagens sutis e arranjos e letras bem trabalhados. Recentemente, o grupo finalizou a turnê “Não Me Calo” de divulgação do seu segundo disco, percorrendo 8 estados e a capital do país em quase 20 shows.

Kalouv  - Foto de Hannah Carvalho / Divulgação
Kalouv – Foto de Hannah Carvalho / Divulgação

Kalouv (PE)

Kalouv é um grupo de música instrumental formado em 2010 no Recife. Ao longo dos últimos anos, o quinteto tem se destacado na cena independente do país pela música de caráter emocional e intenso, com grande influência de trilhas sonoras de filmes e jogos. Foram dois álbuns e um compacto lançados até aqui, além de shows por palcos importantes em todo o Brasil. No segundo semestre se preparam para mostrar o terceiro trabalho de estúdio, Elã.

Vieira - Imagem: Divulgação
Vieira – Imagem: Divulgação

Vieira

A banda Vieira foi formada por iniciativa do músico e compositor Arthur Vieira e suas músicas falam sobre o fictício e o real em volta do cotidiano na cidade de João Pessoa, com uma sonoridade que espelha timbres oitentistas em letras criativas. Sem rótulos de gênero, a banda é influenciada pelo indie rock e agora segue em caminhada transcendental para o novo disco, apresentando suas novas músicas e experiências em um novo concerto para 2017.

Benzine - foto Thiago NozI / Divulgação
Benzine – foto Thiago NozI / Divulgação

Benzine

Influenciados, principalmente, pelas bandas dos anos 70 e 90, Benzine possui uma atmosfera quase tóxica, como sugere o nome, com músicas bastante diretas, melodias grudentas e temas inusitados. Uma apresentação que promete não passar batida neste Dia da Música.

SERVIÇO
Toroh Festival #1 no Dia da Música 2017
Sábado, 24 de junho de 2017
Horário: 20h
Entrada gratuita – distribuição de senhas a partir das 19h na bilheteria
Centro Cultural Espaço Mundo – Praça Anthenor Navarro, 53, Varadouro (Centro Histórico)