Representantes se mostraram impressionados com a maior baía tropical do mundo, que deve receber a chancela do clube até julho próximo
Depois de três dias em Salvador, onde mantiveram audiência com os secretários estadual e municipal de Turismo, os dirigentes do Clube das Mais Belas Baías do Mundo (The Most Beautiful Bays in the World – TMBBW Club) percorreram a Baía de Todos-os-Santos (BTS), que deve receber a chancela da entidade sediada em Paris até a primeira quinzena de julho. Michel Bujold, que assume a presidência da TMBBW Club na próxima gestão, em 2019, e Enique Litman, vice-presidente da TMBBW para a América, vieram até Salvador para vistoriar a BTS, último estágio para ser aceita definitivamente no TMBBW Club.
“Estamos impressionados com o que vimos. Com toda a organização da nossa visita, a questão cultural no entorno da Baía de Todos-os-Santos. Sem dúvida, a Baía tem todo potencial para ser confirmada no clube”, afirmou Bujold. Já Litman chamou a atenção para o entrosamento entre o poder público e a sociedade para colocar a Baía de Todos-os-Santos no clube e o trabalho de preservação ambiental nela realizado.
Os dirigentes do TMBBW Club conheceram as ações previstas no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), que prevê investimentos de US$ 84,7 milhões na promoção do turismo náutico, de forma integrada ao segmento cultural e que vão beneficiar 17 municípios situados no entorno da Baía de Todos-os-Santos, além de Salvador. “Existe um potencial em infraestrutura e divulgação da Baía de Todos-os-Santos que não está sendo explorada e a entrada no TMBBW Club vai possibilitar troca de informações e apoio internacional nessa divulgação”, destacou Michel Bujold, presidente eleito para a próxima gestão do TMBBW Club.
“A confirmação da Baia de Todos-os-Santos no Clube das Mais Belas Baías do Mundo vai significar uma maior visibilidade e perspectiva de atração de investimentos privados, o que vai possibilitar uma melhor infraestrutura para baianos e turistas”, frisa Érico Mendonça, que comanda a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult).
O vice-presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, que acompanhou os dirigentes do TMBBW Club durante toda a visita a Salvador, no período de 1º a 4 de junho,  se mostrou bastante satisfeito com o resultado do encontro. “Fazer parte do Clube é importante não apenas pela divulgação internacional,  mas porque a inclusão desencadeia uma série de ações de desenvolvimento e sustentabilidade na BTS”, frisa, destacando que o trabalho agora se volta para a confirmação oficial da Baia de Todos-os-Santos como a capital da Amazônia Azul, zona econômica exclusiva (ZEE) do Brasil. A Baía de Todos-os-Santos é a maior baia tropical do mundo e a segunda em dimensão, com mais de 1,2 mil km² de extensão.