Secretaria de Turismo e Lazer e CTTU  estão envolvidas nas ações que se iniciam no próximo domingo (22) para receber as embarcações

No próximo domingo (22), o Recife irá receber o primeiro navio que abre a nova temporada de cruzeiros na cidade.  Até maio de 2018, vinte e duas embarcações ancoram pelo município e terão no receptivo ações do Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife e CTTU, além  das parcerias com o Porto Recife, Secretaria de Defesa Social, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Empetur, Receita Federal, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros , Ministério da Agricultura (VIAGRO), Anvisa, Capitania dos Portos, ANTAQ, OGMO, Ministério do Trabalho e Pernambuco Pilots. Nesta temporada, estima-se um volume de turistas 5% mais alto do que a temporada anterior.

Durante o período em que as embarcações estarão ancoradas, são esperados cerca de 35 mil visitantes na cidade. Para prestar esclarecimentos e dar informações aos turistas, atendentes bilíngues receberão os visitantes em balcões montados dentro do terminal. O CAT Móvel, ônibus adaptado para serviços de receptivo, também irá disponibilizar profissionais treinados para atender os turistas. A Central do Artesanato também disponibilizará uma unidade avançada para exposição e venda de peças de célebre e reconhecidos artesãos pernambucanos.

Além do Cat Móvel, também vai haver mediação com os taxistas, com o objetivo de auxiliar os turistas, bem como distribuição de folheteria em três idiomas (português, inglês e espanhol), com informações sobre os principais pontos turísticos da cidade, com ênfase no Bairro do Recife e no entorno do Porto. O material trata das opções gastronômicas oferecidas nos antigos armazéns e nas imediações do bairro histórico e traz informações sobre atrativos culturais, como os museus Paço do Frevo e Cais do Sertão, a secular igreja Madre de Deus, além do novo Cais do Imperador, espaço de contemplação de nossas paisagens emolduradas pelas águas.

TRÂNSITO – A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)  assinou o Convênio Táxi Metropolitano com o município de Olinda para receber a Temporada de Navios do Porto do Recife. A medida passa a valer em dias específicos a partir do próximo domingo (22), quando os primeiros turistas vão desembarcar no Terminal Marítimo de Passageiros, no Bairro do Recife.  Além disso, para garantir o atendimento da demanda de passageiros que vai se instalar no local, a  Autarquia vai criar um ponto de táxi temporário na Rua do Moinho, nas proximidades do Porto do Recife. Dessa forma, os veículos estarão à disposição dos turistas à medida que  forem desembarcando. Para realizar o trabalho de operação e fiscalização dos táxis, uma equipe de 10 agentes de trânsito e transporte vai atuar na localidade durante os dias de embarque dos navios.

Confira abaixo os dias em que o Convênio Táxi Metropolitano com o município de Olinda será válido:

2017
Outubro: 22 e 26
Novembro: 01, 19, 27 e 30
Dezembro: 08, 09, e 10

2018
Janeiro:  15, 18, 20 e 22
Fevereiro: 08
Março: 01, 08, 14, 17 e 24
Abril: 06 e 10
Maio: 03