O Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (NEPAC), com direção do Leonardo Simões, realiza temporada por todo Nordeste e chega a Paraíba com apresentações em João Pessoa nos dias 15, 16 e 17 de agosto, trazendo contos machadianos em versão teatral.
Contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz, o Circuito Te Conto em Cena – Nordeste apresenta ao público da Paraíba contos de Machado de Assis, com uma encenação contemporânea e despojada.

O Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (NEPAC), do Rio de Janeiro, está se apresentando nos Estados da Paraíba e da Bahia, através do Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz, com apoio do Ministério da Cultura e da FUNARTE. A programação traz a adaptação teatral de seis contos machadianos: A cartomante; Missa do galo; O espelho; Ernesto de Tal; A Causa Secreta e O Enfermeiro. O objetivo é levar ao público a obra desse grande escritor brasileiro sob um enfoque diferente, propiciando uma aproximação com o espectador. A encenação conta apenas com 4 cadeiras como principal elemento de cenografia, valorizando, assim, o ator e a palavra.
O Circuito TE CONTO EM CENA – Nordeste será apresentado no Teatro Lima Penante, nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2014 (sexta a domingo), às 20h. O ingresso: R$ 10,00 (Dez reais).
Além das três apresentações no teatro, o NEPAC irá realizar também uma apresentação gratuita na Escola Estadual para estudantes do Ensino Médio.
Após cada apresentação, no teatro e nas escolas, o diretor e o elenco farão um debate com o público.

10470819_10201371038956734_3264908450375175223_oOficina Teatral gratuita para atores e não atores
Dentro da programação do Circuito TE CONTO EM CENA – Nordeste, realizaremos uma oficina teatral gratuita, com inscrições abertas para atores e não-atores, ministrada pelo diretor e pelo elenco do projeto TE CONTO EM CENA, que irão desenvolver atividades que envolvem corpo, voz e jogos teatrais com foco no trabalho desenvolvido pelo elenco nos espetáculos.
Data: 19/8/2014, 3ª feira, das 18h às 21h.
Local: Teatro Lima Penante
Carga horária: Encontro único com 3 horas/aula.
Número de participantes: 25 pessoas.
Público-alvo: Jovens e adultos a partir de 16 anos. Poderão participar atores e não-atores, estudantes de teatro e outros interessados. Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail com currículo para galharufas.teatro@hotmail.com até 17 de agosto de 2014 e aguardar retorno confirmando inscrição.

Histórico do Projeto
Como continuação da pesquisa de Leonardo Simões sobre a transposição da obra literária machadiana para o palco, o repertório do TE CONTO EM CENA é composto por três espetáculos encenados com o mesmo elenco, com os mesmos recursos cênicos e com uma linguagem que apresenta nuances que variam entre o épico e o dramático.
Os espetáculos tiveram sua estreia em 2011, no Castelinho do Flamengo, e desde então realizou diversas temporadas muito bem sucedidas no Rio de Janeiro e Niterói. Através do patrocínio da Eletrobras, e Ministério da Cultura, realizou em 2012, o CIRCUITO TE CONTO EM CENA, viajando pelos Estados do Mato Grosso, Rondônia e Rio de Janeiro. Em 2013, retornou com apresentações em sua cidade natal, e agora, em 2014, após temporadas no Rio de Janeiro e Niterói, segue turnê pelos Estados da Paraíba e da Bahia através do Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz, com apoio do Ministério da Cultura e FUNARTE.

Fica técnica:

Elenco: Raquel Penner – Pedro Maia – Luiz Filipe Carvalho
Textos originais: Machado de Assis
Adaptação, Direção e Produção: Leonardo Simões
Cenografia, figurinos e adereços: Patrícia Delvaux e Nívea Faso
Iluminação: Raphael Cesar Grampola
Sonoplastia: Leonardo Simões
Cenotécnico: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro
Fotografias: Fernando Secco, Michele Saraiva e Jennifer Faulstich
Assistente de Produção: Sergio di Paula
Camareira: Zilnete Marins
Gravação em vídeo: Ricardo Lyra Jr.
Produção Paraíba: Giovanna Gondim Produções
Assessoria de Imprensa Paraíba: Suzy Lopes

Realização: NEPAC – Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas
Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2013
Apoio: Ministério da Cultura / FUNARTE