Startup Day reúne empreendedores de todo estado em João Pessoa

0
139
Imagem: Divulgação

Caravanas de Rio Tinto, Patos e Campina Grande estiveram em João Pessoa para participar do evento com foco em tecnologia e empreendedorismo

Empreendedores da área de tecnologia e inovação de vários municípios paraibanos participaram, no último sábado (20), no auditório do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, da quinta edição do Sebrae Startup Day. Com o objetivo de fomentar e discutir os caminhos das startups brasileiras, além de movimentar o mercado local e estimular o empreendedorismo, a iniciativa reuniu 200 pessoas em João Pessoa e contou com caravanas de Rio Tinto, Patos e Campina Grande. O evento aconteceu simultaneamente em mais de 60 cidades brasileiras.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Paraíba, Neto Franca, abriu o evento e ressaltou a sua dimensão. “Este é um evento de suma importância por se tratar de um segmento de destaque e em grande crescimento no país. Com soluções deste tipo, o Sebrae dá a oportunidade para profissionais da área de tecnologia debaterem os assuntos pertinentes e trocar experiências que impulsionem seus negócios”, destacou.

A programação contou com a participação de grandes nomes de projeções internacionais na área de empreendedorismo tecnológico com foco na inovação e possibilitou interações importantes entre o público e palestrantes. Com o tema “Growth Hacking: Cresça Rápido ou afunde lentamente”, Bráulio Medina, Co-fundador da empresa de inteligência de negócios em marketing digital, Vortio, iniciou a sequência de painéis destacando a importância do marketing para o alcance dos objetivos com foco no aumento da produtividade.

“GrowthHacking é um termo em inglês onde em uma tradução mais simples seria algo como brechas para crescer”, explicou o palestrante. Para aprofundar o debate, Medina, apresentou casos de sucesso, como Apple, Google, Dropbox e Facebook para que o público pudesse ter a dimensão do quão importante é o marketing para a sustentabilidade das organizações.

O segundo palestrante a subir ao palco do Startup Day foi Ronaldo Coimbra, game designer sênior no Black River Studios, um estúdio de desenvolvimento de jogos ligado à Samsung. Ao longo de sua apresentação, Coimbra pôde explicar como se dá o processo de criação de jogos para plataforma mobile desde a sua ideia inicial passando pela parte de criação, adaptações, testes até a chegada ao produto final.

“Participar de eventos que lidem com pessoas empenhadas neste tipo de segmento são fundamentais. Tanto para aprimorar o que vem sendo desenvolvido quanto para abertura de novos horizontes para outras criações”, avaliou o designer. Outro assunto bem debatido ao longo de sua exposição foi o chamado Games de Realidade Virtual, que assim como os jogos tradicionais também precisam ser ainda melhor trabalhados e estudados, pois apresentam dificuldades muito especificas. “É um mercado em potencial, mas ainda tem um custo muito alto em todas as etapas de criação e ainda tem um fator complicador que é a falta de estímulo na aquisição do equipamento necessário para a utilização dos jogos de realidade virtual”, disse.

Após as duas primeiras palestras, foi a vez de receber Etiene Arruda, representante do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e coordenador do Programa InovAtiva Brasil. Em sua fala, Etiene destacou a parceria com o Sebrae e deu uma breve explanação sobre o programa e reforçou a importância de se estar atento aos editais da indústria como forma de obtenção de verbas para criação e manutenção de empresas, através de soluções viáveis.

De volta às palestras, foi a hora de debater sobre as dificuldades encontradas no ramo das Startups como forma de alertar e incentivar os empreendedores presentes. Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, esteve em João Pessoa para contar um pouco de sua trajetória pessoal, dando ênfase aos principais desafios enfrentados ao longo de sua trajetória profissional e transmitir dicas que pudessem ajudar aqueles que assim como ele, tinham o sonho de montar seu próprio negócio. “O mundo das Startups é totalmente incerto, por isso, é preciso trabalhar as ideias com foco em transformá-las em um produto e a partir daí desenvolver caminhos que possibilitem o sucesso”, pontuou o palestrante.

Fechando o ciclo de painéis da quinta edição do Startup Day, aconteceu o bate-papo mediado pelo CEO do Dinneer.com, Flávio Estevam. Após traçar um panorama geral desde a sua ideia inicial, passando pela sua aplicação e os passos futuros, Estevam, apresentou cada uma das etapas do crescimento do Dinneer.com até a empresa se tornar internacionalmente conhecida. De maneira descontraída e com participação frequente da plateia, os empreendedores puderam além de compartilhar suas experiências, fazer questionamentos e vivenciar uma das etapas fundamentais do processo de criação de uma startup. “Erros são constantes no mundo das startups, o esquema é aprender a lidar com os erros. O empreendedor tem que correr riscos, claro, riscos calculados, mas sempre riscos”, finalizou o dono do “airbnb dos jantares”.

Esta foi a quinta edição do Sebrae Startup Day na Paraíba e segundo Danyelle Raposo, gestora do projeto StartPBdo Sebrae Paraíba, foi a edição com o melhor resultado. “A cada edição os resultados surpreendem. E hoje vai ficar marcado como um dia de muito conhecimento, participação, conexão e inspiração para todos que puderam estar presentes. O desafio de promover um evento deste porte é enorme, mas com o time que se disponibilizou em estar aqui, como os próprios funcionários do Sebrae, os mentores e palestrantes, transformou em um tremendo sucesso”, destacou a gestora.

Assessoria