Solânea, município do Brejo paraibano fez na semana passada sua estreia no Fórum do Turismo do Brejo Paraibano através dos “Caminhos do Frio – Rota Cultural 2014”. O evento contou com apresentações de espetáculo circenses, palhaços, capoeiristas, dança, teatro, folclore e na sexta-feira, com shows da Banda 7 de Natal e Cezzinha. No sábado as atrações foram o Quinteto Chic, formado por músicos locais e Santanna, o Cantador.

IMG_0320

O festival que atraiu uma multidão de paraibanos e turistas impulsionou o turismo da cidade que teve ocupação de  100% dos leitos dos hotéis e pousadas. O mais interessante é que no período da noite o frio era intenso com a temperatura em torno dos 14 graus. A programação agradou a todos e tudo transcorreu num clima de confraternização sem nenhum registro de violência.

Um grupo de jornalistas de diversos órgãos de comunicação de João Pessoa participou do evento através de um Fampress idealizado pela PBTur e visitou os principais pontos turísticos do município. As visitas foram iniciadas no Santuário do Padre Ibiapina, onde ele atuou durante 30 anos como leigo católico e outros 30 anos, como sacerdote. Ele foi professor, juiz, chefe de polícia e deputado federal. Padre Ibiapina nasceu em Sobral, no Ceará e viveu boa parte de sua vida na Paraíba onde criou abrigos para meninas pobres e órfãs e trouxe cultura e saber para as populações carentes. Ele morreu no Distrito de Santa Fé, no município de Solânea, onde se encontram seus restos mortais.

IMG_0066

Em seguida, o grupo visitou o artesanato que é produzido em Solânea, depois foi conhecer o Antiquário da cidade que expõe entre diversos objetos coloniais, algumas peças barrocas. Em seguida, o grupo seguiu para a principal igreja católica da cidade que inclusive é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico da Paraíba. Na oportunidade foi celebrada uma missa com a participação do coral da Universidade Federal da Paraíba que foi aplaudido de pé pelos fiéis.

Segundo o prefeito de Solânea, “Beto do Brasil”, todos os moradores da cidade ficaram satisfeitos com a participação do município na Rota Cultural Caminhos do Frio. Ele disse que o evento foi uma grande oportunidade para que todos pudessem mostrar um pouco sobre a história, as tradições e a cultura local. “por ser o primeiro ano, participando dessa rota, ainda estamos ganhando experiência, mas já temos informações de que o resultado foi positivo e vamos nos preparar para mostrar muito mais no próximo ano”, disse o prefeito revelando que o evento fortalece o turismo em razão do frio que a cidade oferece nesta época do ano como principal atrativo.

Ainda de acordo com o prefeito, o forte da cidade é o comércio e todos os empreendedores do município já sentem os reflexos da Rota Cultural Caminhos do Frio, nos hotéis, pousadas, restaurantes, bares. A estimativa é de um crescimento bem acentuado no comércio em razão do evento, que além das atrações nacionais, também valoriza o artista local.

 Em setembro do ano passado foi lançado na cidade o “Festival Sons e Sabores” onde o forte é a gastronomia. E foi exatamente no lançamento desse festival que o prefeito “Beto do Brasil”, viu a necessidade de investir no turismo de eventos para atrair turistas e se engajou a Rota Cultural Caminhos do Frio. Por causa dos resultados positivos para a cidade, o prefeito já anunciou para o mês de setembro o Festival da Primavera. O município de Solânea fica a aproximadamente 142 quilômetros de João Pessoa e tem uma população de 26.431 habitantes.

Por: José Alves
zavieira2@gmail.com
Fotos: Teresa Duarte

IMG_0101
IMG_0096
IMG_0240
10583909_10201542865371984_5683820947089594741_n
IMG_0248
10517341_10201542860971874_2848376738081606816_o