Presidente do Instituto participa de coletiva de imprensa e afirma que música e esporte brasileiros são importantes ferramentas de promoção turística do País

Em coletiva de imprensa realizada durante o Viva Brasil Festival em Amsterdam, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, ressaltou que o evento é pautado em aspectos culturais brasileiros, principalmente a música, a dança, a gastronomia e o esporte, que são ferramentas importantes na promoção turística do País.

“Além da alegria e da receptividade do povo brasileiro, elogiadas durante a Copa do Mundo FIFA 2014, os temas apresentados nesse festival são sínteses de nossa cultura, que é o que mais agrada o estrangeiro que vai ao Brasil, como revelam nossas pesquisas”, afirmou o presidente. De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com mais de 6 mil turistas estrangeiros durante o Mundial,  98% consideraram positivo o atendimento e a receptividade que tiveram no Brasil.

Vicente Neto também destacou que um evento como o Mundial tem impacto positivo e que o governo brasileiro continua trabalhando para garantir o fortalecimento do turismo conquistado durante a Copa.

“Desde 2007, com a realização dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil se mostrou capaz de receber e organizar eventos de grande magnitude. Nesse aspecto, a Embratur insere o esporte e a cultura como plataforma de promoção turística do País”, disse Neto.

De acordo com o presidente do Instituto, a Holanda é um mercado prioritário para o Brasil, além de ser um dos sete países europeus a receber um Escritório Brasileiro de Turismo (EBT).

“O objetivo específico da Embratur é voltar ao patamar de 109 mil visitantes holandeses, atingido em 2005. Em 2012, tivemos apenas 73.133 holandeses que vieram ao País, por isso passamos a ver a Holanda com outros olhos. Além do festival, o Instituto irá apoiar neste segundo semestre a realização de press trip com jornalistas holandeses”, afirmou. A coletiva contou com a presença do embaixador do Brasil na Holanda, Piragibe Tarragô, e da integrante da comissão organizadora do Viva Brasil Festival, Gracia Caffe.

A Copa confirmou que os holandeses gostaram de visitar o país, mesmo com o terceiro lugar no campeonato.  A seleção holandesa publicou anúncio agradecendo ao Brasil pelo acolhimento da torcida laranja. Com uma foto de Porto Alegre, onde venceram a Austrália por 3 a 2, o anúncio mostra uma multidão vestida com a cor laranja na Avenida Borges de Medeiros, que ficou conhecida como “Caminho do Gol”.

Viva Brasil Festival

O Viva Brasil Festival, que teve sua primeira edição em 1994, tornou-se um dos únicos festivais de música brasileira da Europa. Entre os dias 18 e 20 deste mês, os holandeses conhecerão a performance de artistas, como Maria Gadú, Ed Motta, Tulipa Ruiz, Daniela Mercury, Olodum e Hamilton de Holanda.

Ascom/Embratur