Setur do Conde (PB) abre cadastramento para prestadores de serviços do setor turístico

0
142
Imagem: Altair Castro (Secomd) / Divulgação

A Secretaria de Turismo de Conde (Setur) em parceria com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) está promovendo a partir do dia (3) de julho, cadastramento de prestadores de serviços do setor turístico do município do Conde. A intenção é sensibilizar os empresários sobre a importância da formalização no Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor de turismo (Cadastur)

O cadastramento começa no dia (3) de julho e os interessados devem comparecer na sede Setur, de segunda a sexta-feira, das 07 às 13h como s seguintes documentos: alvará de funcionamento, junto com CPF/CNPJ, cópia do contrato social, formulário da atividade, Inscrição Municipal e no caso de sociedade, apresentar também o RG e CPF do sócio. Os guias de turismo devem apresentar a seguinte documentação: CPF/CNPJ, Foto 3×4, Carteira de Guia, Reservista e Comprovante de Residência.

De acordo com o Secretário de Turismo, Aristóteles Souto Maior, a ação realizada pela Setur, funciona como incentivo para as pessoas que trabalham com o turismo em Conde. “Estamos começando esta grande mobilização com todo o trade turístico do município, e temos como objetivo principal, cadastrar e regularizar todos que atuam no setor, pois desta forma, tanto o pequeno como o grande empreendedor poderá ter acesso aos benefícios que o Ministério do Turismo dispõe”, destacou.

Outro ponto importante destacado pelo Secretário, diz respeito às oportunidades de qualificação que são oferecidas pelo sistema. “Aquele que estiver regularizado com o Cadastur, poderá ter acesso aos cursos de qualificação oferecidos pelo Ministério do Turismo, além do acesso as linhas de crédito junto a bancos oficiais e oportunidades de negócios e acesso ao mercado nacional e internacional. Por isso é de fundamental importância que todos façam ou regularizem seu cadastro”, afirmou.

Benefícios
• Visibilidade para o seu negócio, por meio dos sites www.cadastur.turismo.gov.br e www.viajelegal.turismo.gov.br;
• Oportunidades de qualificação, por meio dos programas e projetos oferecidos por diversas áreas do MTur;
• Acesso a linhas de crédito junto a bancos oficiais;
• Classificação dos meios de hospedagem;
• Oportunidades de negócios e acesso a mercados nacionais e internacionais;
• Credibilidade de que a empresa está formalizada e que está operando de acordo com as leis brasileiras; e
• Informações e apoio por meio de um Ambiente de Negócios online restrito aos prestadores que estão com o cadastro regular.

De acordo com o Ministério do Turismo, 15 atividades são cadastráveis, sendo que sete delas, como os meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, parques temáticos, Guia de Turismo e organizadoras de eventos, tem a obrigação de fazer o cadastro, de acordo com a Lei Federal Nº 11.771/08.

O Cadastur é executado pelo MTur, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação. Sendo assim, a análise da documentação e homologação do cadastro e consequente disponibilização do certificado são realizadas pelo órgão delegado nos estados e Distrito Federal. No caso da Paraíba o órgão estadual responsável pelo cadastramento é a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) sob a responsabilidade da Coordenadora Regional de Serviços Turísticos, Maria Belizário.

A Setur Conde está localizada na Rua Ilza Ribeiro, Nº 203, Sala 203, Jacumã.

Redação com informações da Secom Conde