Nesta segunda, 29, e terça-feira, 30, o Serviço Social do Comércio na Paraíba realiza mais uma etapa do Projeto Leituras em Cena. As apresentações acontecem no Teatro Lima Penante, na Avenida João Machado, Centro de João Pessoa, sempre a partir das 19 horas, com entrada gratuita.

Quatro leituras que destacam a dramaturgia contemporânea, produzida na região Nordeste, serão apresentadas durante as duas noites. São elas: Damiana, dirigida porGirleno Souza; Um torto, dirigida por Bertrand Araújo Sousa; História de uma viagem para se encantar, dirigida por Mônica Macedo e A canção, a memória e o amor, dirigida por Railson Almeida.

Em cena estarão presentes quatro diretores e 24 atores selecionados durante a oficina Palavracorpo – A necessidade de criar, ministrada no início do mês por Madirson Souza, que é ator e diretor, no Sesc Centro João Pessoa. A oficina teve como objetivo abordar as obras Carta ao Atores e Para Louis deFunés e Diante da Palavra, de ValéreNovarina, além de obras relevantes da dramaturgia nacional, mas focadas em cada região, neste caso, a região Nordeste.

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Cultura do Sesc Centro João Pessoa pelo telefone  (83) 3208-3158. A unidade está localizada na Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro.

Confira a programação

Dia: 29/09
Texto: História de uma viagem para se encantar
Autor: Alecsandro Silva (PE)
Diretor: Mônica Macedo
Elenco: Aparecida Melo, Emerson Leal, Emmanuel Vasconcelos, Mauricio Barbosa, Márcio Barcelar, Daniel Melo, Luciana Figueiredo, Priscila Vital e Phill Menezes.
Sinopse: Severino é um jovem morador da Chapada do Araripe, divisa triangular entre Ceará, Piauí e Pernambuco, localizada no sertão nordestino. O jovem, ao ficar sabendo da existência do mar, através de uma foto de jornal, decide viajar até o litoral, atravessando o agreste. Na viagem, Severino percorre diversas realidades regionais e sociais, tornando o texto uma expressão da vivacidade e da força do povo brasileiro.

Texto: Um torto
Autor: Giordano Castro (PE)
Diretor: Bertrand Araújo
Elenco: Deborah Menezes, e Eliza Garcia.
Sinopse: A peça destaca a liberdade do fazer teatral através de um monólogo em que o ator demonstra a insegurança, as fraquezas e as dúvidas de um ser humano. O espetáculo com proposta intimista permeia vários elementos de uma montagem cênica, como se fosse um ensaio, e apresenta uma comunicação profunda com a plateia, que chega a duvidar se o ator está interpretando ou dialogando com o público.

Dia 30/09

Texto: Damiana
Autor: Adriano Marcena (PE)
Diretor: Girleno Souza
Elenco: Girleno Souza, Raquel Ferreira, JamilaFacury, Jô Carvalho, Edes de Oliveira, Raphael Angelus, Edilete Bezerra.
Sinopse: A dramaturgia de “Damiana” aborda temas complexos, mas cotidianos, como a violência contra a mulher, o machismo e a banalização da violência. Os temas são abordados através da história do encontro entre dois homens simples: um lavrador originário do Agreste e um feirante vindo da Mata Norte de Pernambuco.

Texto: A canção, a memória e o amor
Autor: Samuel Santos (PE)
Diretor: Railson Almeida
Sinopse: O texto fala de um casal de idosos, Severino e Severina, acometidos pelo Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer, respectivamente. Mesmo com as doenças, o casal vive uma emocionante história de amor, ela se lembrando do amor do passado e ele vivendo o presente do amor. Apesar da memória retida e da fragilidade do corpo, o relacionamento terno e eterno, vai sendo sedimentado na alma de Severino e Severina.

SescPB