O Fórum de Turismo do Brejo Paraibano está promovendo uma série de FAMPRESS para o evento “Caminhos do Frio – Rota Cultural” que ocorre em sete cidades paraibanas: Areia, Pilões, Solânea, Serraria, Bananeiras, Alagoa Nova e Alagoa Grande. Jornalistas de vários meios de comunicação colaboram diretamente com a divulgação do Evento Cultural “Caminhos do Frio”, que é uma iniciativa do Fórum de Turismo do Brejo, Secretaria de Cultura do Estado e SEBRAE. Durante a visita, são feitas várias entrevistas com os prefeitos das cidades envolvidas, com moradores, com personalidades locais, com os artistas que fazem parte das atrações nacionais, entre outros. Durante as visitações às cidades e seus pontos turísticos, os jornalistas conhecem a gastronomia local, a arte, a cultura e interagem com os empresários locais, colaborando, assim, com a divulgação de toda a cadeia produtiva do turismo local.

Fórum do Turismo do Brejo Paraibano leva jornalistas para conhecer produtos do turismo dentro da programação do Caminhos do Frio-Rota Cultural 2014 em Serraria
Fórum do Turismo do Brejo Paraibano leva jornalistas para conhecer produtos do turismo dentro da programação do Caminhos do Frio-Rota Cultural 2014 em Serraria
Jornalista Teresa Duarte
Jornalista Teresa Duarte

Segundo a assessora de comunicação dos “Caminhos do Frio – Rota Cultural”, a jornalista Teresa Cristina Marinho Duarte, os FAMPRESS são excelentes meios para divulgação. “Até o momento, a minha avaliação é positiva, tendo em vista a grande divulgação que vem sendo feita em todos os meios de comunicação. Todos os jornalistas participantes têm produzido excelentes matérias e despertado, assim, o interesse dos turistas em visitar as cidades que fazem parte da Rota Cultural.” concluiu Teresa Cristina.

No último final de semana, o Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, levou os jornalistas à cidade de Serraria, a quarta no roteiro “Caminhos do Frio – Rota Cultural”.
E, como acontece em todas as cidades, os jornalistas foram recebidos pelo prefeito.
Antes da coletiva de imprensa os jornalistas visitaram o Engenho Laranjeiras de propriedade do Sr. Barreto, que o transformou em uma Pousada e atende grupos mediante reserva.
O prefeito de Serraria, Sr. Brizola, ofereceu um jantar regional no “Restaurante da Rosinha”. Rosinha é autora de alguns dos pratos regionais mais deliciosos da culinária de Serraria. Ela participou, com alguns de seus pratos, do roteiro gastronômico que acontece durante os “Caminhos do Frio – Rota Cultural”.

Na coletiva, o prefeito falou sobre a realidade turística e cultural de Serraria, enfatizando as atividades que são desenvolvidas no período do evento, inclusive o Festival de Gastronomia e a Cavalgada que conta com mais de seiscentos participantes. Enfatizou, ainda, que a cidade não possui leitos para o turista que visita a Rota Cultural e falou também da importância do incentivo de órgãos como o SEBRAE e de investidores do setor privado, para o crescimento e desenvolvimento turístico da cidade e região. Brizola falou, também, que o SEBRAE está desenvolvendo alguns trabalhos no Brejo, no sentido de “descobrir” novos produtos e serviços turísticos que gerem experiência. Salientou  que espera contar com a parceria para que esse trabalho também chegue até Serraria.

Prefeito de Serraria: Sr.Brizola
Prefeito de Serraria: Sr.Brizola
Sewf22
Jornalista / Radialista / Músico: Wellington Farias

A cidade tem um charme especial, e um dos seus moradores tem um destaque notável na atividade cultural e social de Serraria. Trata-se do jornalista/radialista e músico, Wellington Farias, que desenvolve um trabalho de educação musical erudita com os moradores da cidade.
Com quase 10 anos de funcionamento, a Casa de Cultura Roberto Luna propõe–se,  de forma gratuita,  a ensinar e formar músicos eruditos. Já passaram quase 200 alunos pela escola, e a maior dificuldade na formação do alunado é a falta de empregabilidade na cidade, pois a maioria dos jovens matriculados ainda migra para as grandes cidades do sudeste do país à procura de oportunidade de trabalho.
A escola conta hoje com 25 alunos que estudam sem nenhum custo. A casa de cultura ainda não está regularizada com CNPJ próprio, e, por isso, está aberta a receber doações e ou instrumentos da iniciativa privada e de pessoas físicas.

Antônio Carlos e Jocafi
Antônio Carlos e Jocafi

Com um clima agradabilíssimo  à noite, a cidade recebeu como atração principal os músicos Antonio Carlos e Jocafi, que se sentiram lisonjeados com o convite, para a Rota Caminhos do Frio na Paraíba.
“A Paraíba, com o evento Caminhos do Frio, está resgatando a boa música brasileira, a MPB que estava esquecida da nova geração.” disse Jocafi.
O Show de Antonio Carlos e Jocafi, trouxe, além de sucessos gravados pela dupla, um repertório variado da MPB.
Ainda na mesma noite, aconteceram diversas atrações culturais, a exemplo do Coco de Roda, da Dança do Camaleão e da Quadrilha “Sanfona de Ouro”, que se apresentou com uma proposta diferenciada, juntando teatro e dança, um verdadeiro show de animação.
E, agora,  é só esperar a próxima parada dos “Caminhos do Frio – Rota Cultural” que será na cidade de Bananeiras.

10
Engenho Laranjeiras – Casarão construído em 1906
Engenho Laranjeiras -  Hoje funciona como uma pousada e atende grupos mediante reserva
Engenho Laranjeiras – Hoje funciona como uma pousada e atende grupos mediante reserva
Sra. Rosinha  do Restaurante "Rosinha Almoço"
Sra. Rosinha do Restaurante “Rosinha Almoço”
O Jornalista Wellington Farias e seu aluno Diego Lima, que é pedreiro e toca violão clássico.
O Jornalista Wellington Farias e seu aluno Diego Lima, que é pedreiro e toca violão clássico.
20
Quadrilha “Sanfona de Ouro”
19
Quadrilha “Sanfona de Ouro”

Por: Ana Célia Macedo
Fotos: Ana Célia Macedo