Exposição da Embratur reúne artistas de todas as regiões do País na capital francesa. A ação contemplou também o segmento de luxo

Milhares de pessoas já visitaram a Sensacional Brasil, ação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para promover o Brasil na França. Em cartaz desde 12 de abril, a exposição que divulga a cultura, os destinos e os produtos turísticos brasileiros, terminará no próximo domingo, 11, com o show da cantora Daniela Mercury.

Um dos pontos altos da última semana foi o evento de apoio à comercialização do segmento de turismo de luxo no Brasil. “Experiences de Luxe” contou com um workshop para operadores e jornalistas especializados, além de uma vivência onde o grande destaque foi o Samba Cuisine da chef Morena Leite. Paulistana criada em Trancoso, na Bahia, Morena proporcionou um show associando música aos pratos elaborados com produtos brasileiros.

“Saborear o Brasil é sabê-lo um pouco. Por isso, realizamos este evento, uma experiência cheia de sabores e ritmos”, afirmou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto.

O evento também teve a participação da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), da Embaixada Brasileira em Paris e de companhias aéreas.

“Além da gastronomia, as estrelas da noite foram os empreendimentos de luxo, já que por meio deles, apresentamos nossos destinos e particularidades, só possíveis em uma viagem ao Brasil”, ressaltou Lomanto.

A Sensacional Brasil está acontecendo no tradicional Jardin d’Acclimatation, na capital francesa. O jardim recebe cerca de 400 mil visitantes apenas no mês de abril, quando são realizadas exposições focadas em um só país. Em anos anteriores, o Japão e o Marrocos também realizaram exposições no mesmo espaço.

“Percebemos que faltava um dos gigantes mundiais: o Brasil. Porém, aguardamos o melhor momento para trazer esse magnífico país. E o momento é agora, quando faltam poucas semanas para a Copa do Mundo”, afirmou, no dia da abertura, o presidente do Jardin, Marc-Antoine Jamet.

Há quase um mês, os franceses estão conhecendo de perto a cultura brasileira. São dezenas de atrações culturais e sensoriais que fazem o visitante “viajar pelo Brasil”. Já passaram pela Sensacional Brasil artistas como Ed Motta, Flávia Coelho e os grupos Afrolata, Balé de Rua, Choro Livre, Boi Pirilampo, Quartchêto, entre outros.

Além de música e dança, os visitantes também podem apreciar obras de arte brasileiras. Na entrada do Jardin, o artista plástico carioca Marcelo Jácome instalou um longo e multicolorido corredor de 26 metros, onde se pode fazer a “passagem simbólica” entre a França e o Brasil.

A “Caixa Mágica”, espaço criado pela arquiteta brasileira Daniela Busarello especialmente para a Embratur, recriou no Jardin um perfeito clima tropical. Sons de pássaros das florestas amazônicas e das cachoeiras de Foz do Iguaçu, além de dezenas de espécies de plantas que são encontradas apenas no Brasil, fazem os visitantes entrar numa viagem sensorial pelo País.

A arte de rua e o design brasileiros também foram levados a Paris. O grafiteiro paranaense Rimon Guimarães executou obras diante do público. Já o designer Zanini de Zanine expôs a obra Gioco, que lembra cavalinhos infantis e fez o maior sucesso entre a criançada. Até uma réplica do avião 14Bis, cujo voo inaugural aconteceu na capital francesa em 1906, e campos de vôlei e de futebol de praia fazem parte da Brasil Sensacional.

Em 2012, o Brasil recebeu 218 mil turistas franceses, o que coloca a França no oitavo lugar do ranking de países que mais enviam turistas ao Brasil.

ASCOM/Embratur