Para aproximar ainda mais a produção das universidades do mercado, será realizado nestas quarta (22) e quinta-feira (23), em João Pessoa, o Seminário Oportunidades e Desafios na Economia do Conhecimento. O evento acontece a partir das 19h30, no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, no bairro dos Estados. Serão ministradas seis palestras, além da apresentação de casos de sucesso e realização de trabalhos em grupo. O seminário é gratuito e as inscrições podem ser feitas nos sites www.prac.ufpb.br ou www.sebraepb.com.br.

“Queremos atrair a comunidade acadêmica para atuar na economia do conhecimento, com foco no empreendedorismo, de forma integrada ao mercado global”, ressaltou o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e um dos organizadores do evento, Alberto Cabral. “É preciso haver uma reciprocidade, um diálogo forte, entre as pesquisas das instituições de ensino superior e a base produtiva, dos empreendedores”, completou.

O Seminário será aberto às 19h30 da quarta com palestras da reitora da UFPB, Margareth Diniz, e do superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim. A reitora vai falar do “Papel das IES na economia do conhecimento”. Já Luiz Alberto, irá mostrar “O Sebrae como indutor do empreendedorismo na economia do conhecimento”. No dia seguinte (quinta, 23), o evento prossegue das 8h às 15h, com painéis, casos de sucesso e trabalhos em grupo.

“Infelizmente, aqui no Brasil, o link entre a universidade e o mercado ainda não está sedimentado. O Sebrae tem tido a preocupação com essa falta de ligação e já firmou convênio com universidades para a capacitação de professores em empreendedorismo e a oferta desta disciplina em diversos cursos superiores”, completou o professor Alberto.

O evento, que é realizado pela UFPB e o Sebrae Paraíba, é aberto ao público em geral, mas focado em professores, pesquisadores e alunos da Graduação e Pós-Graduação das instituições de Ensino Superior da Paraíba. A expectativa dos organizadores é que participem cerca de 200 pessoas.

O Seminário faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 que, neste ano, está realizando cerca de 30 eventos na Paraíba. “Estamos ofertando um conjunto de atividades para estimular a inovação nas empresas, contando com a experiência e o conhecimento de várias instituições, como as universidades, por exemplo. Estes eventos contribuem para o melhor entendimento do que de fato é inovação e como ela pode ser aplicada nos negócios”, destacou o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae Paraíba, Fernando Ronaldo.

Seminário Oportunidades e Desafios na Economia do Conhecimento

Data: 22 e 23 de outubro

Hora: Dia 22 às 19h30 e Dia 23 às 8h

Local: Centro de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba

Inscrições: www.prac.ufpb.br ou www.sebraepb.com.br
Fonte: UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING  SEBRAE PARAÍBA 
Assessoria de Imprensa / Luciana Oliveira / Kaylle Vieira 
Foto: Reprodução