A RoboCup 2014 terá uma seleção de robôs humanoides que representam o Brasil e vão disputar com ‘craques’ robôs de outros 44 países. O objetivo é levar a taça, durante o evento que vai reunir mais de 4 mil engenheiros e estudantes entre os dias 19 e 25 de julho, na capital paraibana.

Robôs foram mostrados no programa da Sabrina Sato
Robôs foram mostrados no programa da Sabrina Sato

O Brasil será representado por alunos da universidade  Federal de Brasília em parceria com a Somai, revendedora oficial dos humanoides no país. O time conta com o ‘craque’ RoNAOdo (uma alusão ao nome do robô que é NAO) e mais cinco robôs do mesmo modelo. O desafio será o de realizar em campo, por meio das programações, as mesmas regras de um jogo de FUTEBOL   convencional: dois tempos, chutes, marcação de gols, de faltas e até cobrança de lateral.

”Pode-se dizer que a RoboCup vai muito além da competição, porque antes disso, muitas pesquisas foram feitas até que cada robô seja programado. Mesmo durante o campeonato, são necessários alguns ajustes a partir dos resultados obtidos em campo e isso promove um aumento no conhecimento dos sistema  robóticos autônomos e contribui com o desenvolvimento tecnológico de cada país participante”, afirma Artur Mainardi Junior, diretor executivo da Somai.

OS JOGOS    serão observados por um juiz humano, muitas vezes com o auxílio de um juiz robô. A competição deFUTEBOL    é dividida em cinco categorias principais, além de subcategorias. A equipe vencedora da categoria humanoide AdultSize ficará, durante um ano, com a taça Louis Vuitton, esculpida em cristal  e desenhada especialmente para a RoboCup.

A competição

A RoboCup é uma competição internacional de robótica, criada em 1997, como um veículo para promover a Robótica, pesquisas em Inteligência Artificial e a educação  científica e tecnológica, oferecendo desafios significativos que agradam ao público em geral.

O objetivo final é, até meados do Século   XXI, constituir uma equipe de robôs humanóides de jogadores de futebol, totalmente autônomos e capazes de vencer uma partida contra o vencedor mais recente da Copa do Mundo, utilizando as regras oficiais da FIFA.

A Federação RoboCup tem competição em quatro DOMÍNIOS    principais:

RoboCup Soccer
RoboCup Rescue
RoboCup @ Home
RoboCup Júnior

Cada uma dessas ligas inclui uma série de subligas. A subliga mais famosa é a Standard Platform League, participante da RoboCup Soccer. O maior foco da competição da RoboCup Soccer é o jogo de futebol, cujos gols são planejados e realizados pelo trabalho conjunto de vários robôs totalmente autônomos.

Desde a edição de 2008, em Suzhou, China, todas as equipes da Standard Platform League usam robôs NAO idênticos. Neste período, o campeonato substituiu o grande sucesso de quatro patas, o robô-   o Sony AIBO, pelo humanóide NAO, da Aldebaran Robotics. Em 2010, a Federação RoboCup renovou a sua confiança na Aldebaran, ampliando O ACORDO    de parceria até 2013.

Na última edição de 2011, em ISTAMBUL   , 28 equipes de 19 países participaram da competição. Em 2012, a competição será realizada na Cidade do México.

Competições regionais também são organizadas para permitir que equipes, ainda não qualificadas, possam se juntar à Standard Platform League e se familiarizarem com a competição. Algumas dessas competições regionais:

German Open
China Open
USA Open

Serviço:

RoboCup 2014

Quando: De 19 a 25 Julho de 2014

Onde: Centro de Convenções “Poeta Ronaldo CUNHA    Lima” – João Pessoa

Portal Correio