Segundo pesquisa do IBGE, turismo de negócios impulsiona alta do setor de serviços

0
94
Crédito: Embratur / Divulgação

Atividade registra crescimento de 5,3% em junho, segundo IBGE, e garante terceira alta consecutiva do setor de serviços

O turismo foi destaque na pesquisa mensal realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com um crescimento de 5,3% em junho, uma das atividades que asseguraram ao setor de serviço uma alta de 1,3% no período, terceiro mês seguido com aumento.

Segundo o gerente da pesquisa, Paulo Saldanha, o grande responsável pelos bons resultados foi o turismo de negócios, principalmente no estado de São Paulo e no Distrito Federal, uma vez que o segmento turístico movimenta as atividades de alojamento e transporte aéreo.

Em 2016, Brasil manteve a liderança no receptivo de eventos na América do Sul: 244 no total

Segundo levantamento da Associação Internacional de Congressos e Eventos (ICCA, na sigla em inglês), em 2016 o Brasil seguiu sendo o país da América do Sul que mais sediou eventos – 244 no continente. “O turismo de negócios é um segmento que tem recebido a atenção do Ministério do Turismo e por isso estamos investindo em qualificação profissional e também na melhoria da infraestrutura de centros de convenções em todo o Brasil”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Entre as regiões, São Paulo registrou a maior variação, 4,0%. O estado é seguido por Rio Grande do Sul (3,9%) e Goiás (3,2%). Já na comparação com junho de 2016, destacam-se Goiás (15,0%), Pernambuco (7,9%) e Santa Catarina (5,6%).

Ascom MTur                                                                *Com informações do Portal Brasil