A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou na noite desta quinta-feira (29), a abertura da Segunda Mostra do Programa Municipal de Artesanato, ‘João Pessoa Artesã’, no pavimento I da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. O evento foi aberto ao público e a exposição dos trabalhos poderá ser vista até o dia (17) de agosto, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados das 10h até 21h.

“A realização deste evento é uma forma de valorizar o artesanato pessoense dando oportunidades para os artesãos mostrarem o seu trabalho de forma adequada, num local próprio para isso como a Estação Cabo Branco”, comentou o prefeito Luciano Cartaxo.

jpartesao_foto_gilbertofirmino_-10

A primeira dama Maísa Cartaxo é a coordenadora do Programa e ressaltou a importância desse incentivo e apoio da PMJP aos artesãos que participam desse projeto. “Essa é a segunda mostra do projeto ‘João Pessoa Artesã’ e tem como lema o fortalecimento e a qualificação do artesanato genuinamente pessoense. Esse era um pleito antigo dos artesãos da cidade que reivindicavam apoio para mostrarem seus trabalhos. O objetivo desse projeto é resgatar, potencializar e abrir cada vez mais espaço de comercialização, como é o caso dessa exposição”, explicou.

Os trabalhos dessa segunda mostra revelam o quanto os artesãos paraibanos são criativos, afirmou a diretora da Estação Cabo Branco, Mariane Góes. “Essa é uma exposição marcante porque é um projeto de artesanato de João Pessoa, e vem para fazer a diferença, chegando num momento muito propício para a Estação Cabo Branco e para a cidade como um todo, pois essa é uma oportunidade de mostrar o artesanato da Capital.”

Dadá Venceslau trouxe alguns trabalhos feitos com material reciclável e disse que essa Mostra é uma iniciativa muito interessante e surpreendeu muita gente. “Não podemos deixar de aproveitar essa oportunidade para mostrar os trabalhos. Além disso, trocar ideias e encontrar as pessoas interessadas na nossa arte”.

Te Cavalcanti faz esculturas em cerâmica e diz que a inspiração do seu trabalho são as mulheres. “Eu me inspiro na minha mãe e nas minhas nove irmãs, essas esculturas representam todas as mulheres nordestinas que são lutadoras e batalhadoras.”

A exposição coletiva das obras do projeto João Pessoa Artesã (JPA) reúne trabalhos de 50 artesãos que trabalham com várias tipologias de materiais como: cerâmica, argila, pedra calcária, madeira, ferro e papel. A Mostra também apresenta trabalhos feitos em marchetaria, escultura, pintura, renda, acessórios e objetos, bonecos e bonecas, painéis e objetos confeccionados em técnicas mistas.

A Mostra faz parte do calendário anual de atividades do projeto, que resgata a identidade cultural do artista pessoense e estimula a formação de uma atividade economicamente sustentável, gerando emprego e renda.