Secretário Executivo do Turismo conduz audiência Pública sobre Instalação do Distrito Industrial do Turismo

0
152
As margens da PB 008 e frente mar, é o local onde será implantado o Distrito Industrial do Turismo, em João Pessoa (PB) - Foto: Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizarão, na próxima terça-feira (14), às 15h, no Centro de Convenções de João Pessoa, audiência pública para apresentação e discussão do Estudo Ambiental Complementar referente à licença de instalação do Distrito Industrial do Turismo da Capital paraibana.

A condução da audiência Pública será feita pelo Secretário Executivo do Turismo do Estado, Ivan Burity. Durante a audiência, Burity fará uma explanação e uma retrospectiva até os dias atuais do projeto do Polo Turístico do Cabo Branco, atual Distrito Industrial do Turismo, já que é o guardião da memória de todo o processo, uma vez que foi ele quem participou do projeto desde a sua criação, em 1986, que foi lançado na gestão do então governador Tarcísio Burity.

O objetivo da audiência pública é conscientizar a população sobre os aspectos ambientais relacionados à implantação do empreendimento. Estarão presentes gestores públicos e representantes de órgãos de fiscalização, além de moradores da região. Na ocasião, serão apresentadas as medidas previstas para a prevenção da degradação do ecossistema, preservação da biodiversidade, tratamento e destinação ambientalmente seguros de resíduos, resgate e recuperação das áreas degradadas.

O decreto n° 37.192 de 2016, assinado pelo governador Ricardo Coutinho, marcou a transferência das áreas destinadas à implantação do Polo Turístico do Cabo Branco para a Cinep, a fim de acelerar a efetivação do projeto, que foi idealizado ainda na década de 1980.

Planta do antigo Polo Turístico Cabo Branco - Imagem: Divulgação
Planta do antigo Polo Turístico Cabo Branco – Imagem: Divulgação

O projeto prevê a instalação de hotéis e diversos serviços voltados ao segmento turístico na região onde está situado o Centro de Convenções. Para isso, o Governo do Estado preparou a infraestrutura e construiu o Centro com o intuito de fornecer as condições necessárias para os investimentos da iniciativa privada.

“Eu acredito que o distrito vai gerar de cinco a seis mil novos leitos; isso significa 50% a mais da capacidade instalada hoje em João Pessoa, algo em torno de 12 mil leitos, cuja geração de empregos diretos ficará em torno de 50% a mais. Isso representa um incremento no acréscimo de 50% a mais em tudo que o turismo gera dentro de João Pessoa”, comenta o Secretário Executivo do Turismo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Ivan Burity.

“Todos sabem que a Paraíba tem um grande potencial turístico, por isso o Governo do Estado preparou a infraestrutura adequada para instalação dos empreendimentos e agora estamos realizando os procedimentos previstos na legislação para tirar esse projeto do papel. Essa é uma ação de grande importância para o turismo no estado”, afirma Tatiana Domiciano, superintendente da Cinep.

Redação                                                                      *Com Informações da Secom PB